Bolívia e Chile fecham fronteira com o Brasil

Fechamento será de sete dias, mas pode ter ampliado de acordo com a circulação de variantes da Covid-19


1
Foto: Luis Arce Twitter / Reprodução

A Bolívia ordenou o fechamento preventivo de sua fronteira com o Brasil a partir de sexta-feira por uma semana, para proteger sua população diante da eventual circulação de uma nova variante da Covid-19. “Como parte das medidas de proteção à população, instruímos o fechamento temporário das fronteiras com o Brasil por 7 dias”, informou o presidente da Bolívia, Luis Arce, em sua conta no Twitter.

Ele acrescentou que nos municípios bolivianos fronteiriços onde for verificada a “circulação de variantes” do coronavírus do Brasil, será feito “encapsulamento” ou quarentena, “estabelecendo controles para sua mitigação, pelo tempo que for necessário”. O presidente destacou que os ministérios das Relações Exteriores, Saúde e Governo (Interior) poderão ordenar confinamentos temporários em outras partes do país, de acordo com a evolução epidemiológica.

O ministro da Saúde, Jeyson Auza, esclareceu que o fechamento da fronteira com o Brasil, que tem 3.400 quilômetros de florestas e rios, entrará em vigor na sexta. O governo ainda não comunicou quais medidas específicas serão aplicadas para as viagens aéreas. Até agora, cada pessoa que entra no país deve apresentar um resultado negativo. Fonte: Correio do Povo

Chile

O Chile anunciou, nesta quinta-feira, que fechará suas fronteiras durante todo mês de abril, diante do aumento dos casos de coronavírus no país. O anúncio foi feito pela subsecretária de Prevenção de Delito, Katherine Martorell, em uma nota.

A medida entra em vigor na próxima segunda-feira. A decisão foi anunciada ao mesmo tempo em que se informava o número diário mais alto de contágios de coronavírus em toda pandemia: 7.830 casos e 193 mortos.

Com esses registros, o país ultrapassou 1 milhão de casos (1.003.406) e alcançou as 23.328 mortes registradas desde o primeiro caso detectado em 3 de março de 2020.

Fonte: Correio do Povo

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui