Bolsonaro é eleito presidente do Brasil e Leite governador do RS


0
Foto: Reprodução

O deputado federal fluminense Jair Messias Bolsonaro (PSL), de 63 anos, foi eleito neste domingo, 28 de outubro de 2018, o novo presidente da República. Bolsonaro recebeu mais de 57,7 milhões de votos (55,14%), 10,28% a mais que Fernando Haddad (PT), que recebeu 47 milhões de votos válidos (44,86%).

Capitão da reserva, ele é o primeiro político saído do exército a assumir o comando do país desde 15 de março de 1985, quando o general João Baptista Figueiredo deixou a Presidência para dar lugar ao advogado José Sarney, até então senador pelo Maranhão e vice de Tancredo Neves na chapa eleita indiretamente pelo Congresso.

Deputado federal pelo PSL (Partido Social Liberal), com cerca de três décadas de vida parlamentar, é também o primeiro presidente eleito fora da polarização entre PSDB e PT que marcava a corrida presidencial desde 1994. A posse será em 1º de janeiro de 2019. Seu vice, Antônio Hamilton Martins Mourão (PRTB), de 65 anos, é general da reserva do Exército.


Leite é eleito no RS

Eduardo Leite (PSDB) é o novo governador do Rio Grande do Sul. Ele recebeu 3.128.317 votos (53,62) contra 2.705.601 (46,38%) do atual governador José Ivo Sartori (MDB), resultando em uma diferença de 7,24% dos votos válidos e mantendo a tradição dos gaúchos não reelegerem.

Com 33 anos, Eduardo Leite é formado em direito pela Universidade Federal de Pelotas, sua cidade natal. Ele é o governador mais jovem do Rio Grande do Sul desde a redemocratização. Seu gosto pela política, segundo ele, vem “desde pequeno”: foi presidente de grêmio estudantil e seu pai é fundador do PSDB no município.

Leite concorreu ao cargo de vereador em 2004, mas ficou com a suplência. Elegeu-se para a Câmara Municipal no ano de 2008 e chegou à presidência do Legislativo. Foi secretário municipal e chefe de gabinete do ex-prefeito Fetter Júnior (PP). No ano de 2010, tentou, sem sucesso, o cargo de deputado estadual.

Em 2012, foi eleito o prefeito mais jovem da história de Pelotas, com 27 anos. Terminou sua gestão com 87,2% de aprovação, mas não concorreu novamente ao cargo, por ser “crítico” à reeleição. Ainda assim, ajudou a eleger no primeiro turno sua sucessora, a vice-prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). No pleito deste domingo, Leite recebeu mais de 90% dos votos válidos da cidade em que foi prefeito. RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui