Bom Retiro do Sul implanta gestão plena na saúde a partir de julho

Secretaria Municipal de Saúde será responsável pela gestão dos recursos públicos e convênios do hospital


0
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (22), ocorreu na sede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS) uma reunião entre a coordenação e técnicos da Regional, com a equipe diretiva do Hospital Sant’Ana de Bom Retiro do Sul e com os representantes do Executivo Municipal. No encontro deu-se por finalizado o processo de transição da gestão plena financeira da instituição de saúde do estado para o município. 

A partir do mês de julho de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde será responsável pela gestão dos recursos públicos e convênios do Hospital. Além do coordenador adjunto Ederson da Rocha, a coordenadoria foi representada pelos especialistas em saúde, Fabrício Hosig, Glademir Schwingel, Alanna Drescher e Scheila Birkholz. Do município participaram o secretário de Saúde, Paulo Marmitt e a coordenadora de projetos, Samira Silva. Por parte do Hospital estavam as diretoras Simone Diedrich e Tatiana Meirelles, além da freira Irmã Siviero, conhecida religiosamente como Irmã Nívea.

Na região da 16ª CRS, além do Pronto Atendimento de São José do Herval que tem os contratos gerenciados pela Secretaria Estadual da Saúde, apenas dois hospitais ainda não foram municipalizados, que são: Roca Sales (já em processo de aprovação da transição) e Dois Lajeados (em fase de discussão). O coordenador regional adjunto defende a municipalização das gestões financeiras dos hospitais. “A possibilidade de melhor acesso a programas do Ministério da Saúde, assim como aumento da possibilidade de custeio e investimentos por parte do município, ampliam e qualificam os atendimento à população, por meio do SUS, quando a gestão é municipal”, destaca Ederson. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui