Bom Retiro do Sul organiza operação para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue

De acordo com o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, no município são 19 casos confirmados da doença


0
O prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto (PL) (Foto: Joel Alves)

À reportagem, o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto (PL), revelou que o município organiza uma força tarefa com intuito de impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti).


OUÇA A REPORTAGEM


Nesta quinta-feira (8) autoridades do município estiveram reunidas com a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde para viabilizar a operação. Conforme o gestor municipal, ao todo, no município são 19 casos confirmados da doença e cinco pessoas estão internadas no Hospital Santana.

Edmilson ressalta que o município já vem realizando um amplo trabalho de orientação e recolhimento de materiais. “Acredito que vamos resolver o problema em 30 dias. É uma prioridade urgente”, diz.

O biólogo Carlos Dullius esclarece que durante as ações de combate às larvas do mosquito Aedes aegypt será aplicado um larvicida. Segundo ele, o hormônio atua na inibição da metamorfose da larva, não permitindo que ela avance para a fase adulta.
O chefe do poder executivo solicita que a população reserve alguns minutos todos os dias para fazer a verificação na sua casa e eliminar locais com água parada. “Com a colaboração de todos, nosso município estará mais seguro”, afirma.

Dicas de prevenção contra a dengue:

– Tampar os tonéis e caixas d’água
– Manter calhas sempre limpas
– Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo
– Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
– Tampar as lixeiras
– Limpar os ralos e colocar tela
– Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.
Sobre a Dengue
A dengue é uma doença viral que, na maior parte dos casos, traz sintomas como febre, indisposição e dores nos músculos e atrás dos olhos. o Aedes aegypti transmite além da dengue, chikungunya e zika.
Em caso de qualquer sintoma, procure imediatamente uma unidade de saúde no início dos sintomas, para ser avaliada e acompanhada por um profissional de saúde, visto que os sintomas da dengue são semelhantes aos sintomas iniciais da Covid-19. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui