Bom Retiro do Sul prepara retorno das aulas nas escolas municipais para a próxima semana

Estudantes de 4 e 5 anos, da pré-escola, retornam na terça-feira (27). No dia seguinte, quarta-feira (28), é a vez dos alunos do 9º ano.


0
Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Smec), Martinha Maria Dullius (Foto: Divulgação / AI)

As portas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs) reabrem na próxima terça (27) e quarta-feira (28), em Bom Retiro do Sul. Faltando poucos dias para o retorno presencial, as escolas estão finalizando os últimos detalhes para receber os alunos de 4 e 5 anos da pré-escola, os primeiros a retornarem, e no dia seguinte, os estudantes do 9º ano.

Segundo a titular da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Smec), Martinha Maria Dullius haverão “muitas restrições” neste primeiro momento. Serão duas horas de contato entre alunos respeitando todos os protocolos para evitar a proliferação do coronavírus. Ela informa que nesta semana há uma psicóloga atendendo os alunos, pois há um certo temor com o retorno.


ouça a entrevista

 


 

Gradualmente, outras séries devem iniciar a retomada. A partir do dia 3 de novembro, serão 4 horas em sala de aulas para os alunos da pré-escola e 9º ano, e assim sucessivamente com os demais anos.

Como a legislação permite somente 50% da capacidade do uso sala de aula, o retorno presencial é opcional. Segundo Martinha, as direções das escolas estão em contato direto com os pais dos alunos via grupos de WhatsApp para planejarem o atendimento dos alunos.

“Foram tempos bastante difíceis dentro da escola. Os professores tiveram que se reinventar. As famílias passaram por um processo de resinificação muito grande, onde tiveram que encontrar formas de dar atendimento aos seus filhos, mas a cada dia estamos chegando a um passo a mais. Agora, chegou a gora de voltar”, destaca.

Conforme a secretária, as equipes e as escolas estão preparadas para um retorno seguro. Foram adquiridos e ainda estão chegando diversos EPI’s.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui