Bom Retiro do Sul traça estratégias para apoiar agricultores devido à perspectiva de estiagem

Município e entidades farão mapeamento dos pontos mais críticos e propriedades mais suscetíveis.


0
Foto: Fernando Dias / Divulgação

Com a perspectiva de um novo período de estiagem para o início do ano de 2021, a administração municipal de Bom Retiro do Sul, através do vice-prefeito Eder Eduardo Muller Ciceri (PSB), começou a delinear estratégias de apoio aos agricultores.

Para tratar do tema, uma reunião foi realizada na manhã da sexta-feira (27) com representantes da administração municipal, Secretaria da Agricultura, Defesa Civil, Emater/RS-Ascar, Sindicato Rural e Conselho Municipal Agropecuário.

No encontro, ficou acordada a realização de um mapeamento dos pontos mais críticos e das propriedades mais suscetíveis aos efeitos da estiagem. Conforme Eder Ciceri, em se confirmando as projeções climáticas de estiagem, a prioridade será o atendimento das propriedades da agricultura familiar.

“Com a previsão de um novo período de estiagem, estamos nos antecipando e tomando algumas medidas de apoio aos agricultores, evitando assim maiores perdas em todos os setores de nossa agricultura. Faremos o acompanhamento da situação e atuaremos de forma preventiva, disponibilizando os recursos sempre que necessário”, informou.

Entre as ações preestabelecidas a serem empregadas estão à limpeza de bebedouros de água para animais e o abastecimento de reservatórios de água potável, entre outras medidas que forem necessárias após o mapeamento nas propriedades.

“Além do trabalho preventivo, estamos buscando recursos para a aquisição de novos equipamentos para a Secretaria da Agricultura, com o objetivo de ampliar e melhorar a prestação de serviços aos nossos agricultores. Estamos mantendo um diálogo permanente com todos os setores e entidades do campo, para juntos superarmos as adversidades e fortalecermos nossa economia”, encerrou Ciceri. AI/RC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui