Botânicos da região Sul do Brasil se encontram virtualmente na Univates

O evento acontece em novembro


0
Foto: Ilustrativa

Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade e sobre a importância da sua conservação e das possibilidades de exploração sustentável, a Univates, em parceria com outras instituições, realizará o I Encontro de Botânicos da Região Sul do Brasil.

O evento é uma promoção da Sociedade Botânica do Brasil (SBB), com organização dos membros da SBB Regional Sul, tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e acontece entre os dias 3 e 5 de novembro. As inscrições são gratuitas para sócios da SBB e têm valores a partir de R$ 20,00 para outras categorias.

Além da Univates, participam da organização do encontro a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Saiba todos os detalhes por meio das redes sociais do evento: Facebook e Instagram.

Programado para acontecer virtualmente, o evento terá abrangência regional, envolvendo pesquisadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A programação está pautada em temas emergentes e em pesquisas em andamento nos três Estados, visando a contemplar todos os grupos biológicos estudados tradicionalmente pelos botânicos.

Os temas atuais envolvem restauração ecológica e espécies exóticas invasoras, genética, conservação e bioprospecção de plantas, biodiversidade dos campos sulinos e seu grau de conservação. Ainda, o evento abordará o ensino de botânica, contribuindo para melhorar a prática pedagógica de professores dos diferentes níveis de ensino e de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas.

Conforme informações da comissão organizadora do evento e também da direção da SBB Regional Sul, das quais a professora Elisete de Freitas faz parte, este é o primeiro evento que reúne professores, pesquisadores, estudantes e todas as pessoas que têm afinidade com a área da botânica dos três Estados do Sul do Brasil. “A participação no evento está aberta a todos os interessados de todo o Brasil e do exterior”, explicam os organizadores em nota. “As expectativas em relação ao evento são muitas, mas destaca-se a oportunidade de conhecer os pesquisadores do Sul do Brasil, as pesquisas que são desenvolvidas e o quanto elas contribuem para o avanço da ciência no País, para o conhecimento da biodiversidade brasileira e para o desenvolvimento sustentável”, descreve a nota.

Comissão Organizadora

  • Dra. Elisete Maria de Freitas – Univates
  • Dra. Liana Johann – Univates
  • Dr. Felipe Gonzatti – Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Dra. Liliana Essi – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Dra. Lívia Godinho Temponi – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui