Brasil é o segundo país no mundo em número de mortes por tuberculose, aponta OMS

Com pandemia, os casos de doença no pulmão foram investigados como Covid e liberados após teste negativo sem que fossem feitos exames para outras doenças


0
Foto: Reprodução / Pexels

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março, chegou acompanhado de dados preocupantes. Segundo levantamento divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de mortes por tuberculose subiu 20% entre 2019 e 2020, saltando de 1,2 milhão para 1,5 milhão de casos. No mesmo período, o levantamento mostra que o número de pessoas que sofrem de tuberculose e não foram diagnosticadas e notificadas subiu 29%, passando de 2,9 milhões para 4,1 milhões de doentes. Em 2020, o Brasil registrou 66.819 novos casos de tuberculose, o segundo país do mundo com mais registros, de acordo com a OMS.

Atualmente, a tuberculose segue sendo uma das doenças infecciosas mais mortais do planeta, com aproximadamente 30 mil casos e 4,5 mil mortes registradas todos os dias. Para o especialista em moléstias infecciosas Valdes Roberto Bollela, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, o crescimento no número de casos de tuberculose no mundo foi agravado pela pandemia de covid-19.

Fonte: R7

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui