Brasileiros querem se vacinar contra a Covid-19

A realidade, incontestável, é que a vacinação em nível global é a maneira que todos os países apostam para o enfrentamento da pandemia.


0
Foto: Agência Brasil

De acordo com pesquisa do Datafolha divulgada sábado último, 79% dos brasileiros querem se imunizar contra o coronavírus; de outra banda, 17% disseram não desejar a imunização. Para aqueles que gostam e precisam rivalizar, a pesquisa é um bom indicativo de placar. A realidade, incontestável, é que a vacinação em nível global é a maneira que todos os países apostam para o enfrentamento da pandemia.

Por aqui, as redes sociais são infestadas de posicionamentos, não raro agressivos contra aquele que pensa ou pretende agir diferente. Há dois caminhos: imunizar-se ou não e assumir as consequências, incluso as limitações sociais e de mobilidade, pois havendo controle da pandemia após a segunda dose da vacinação, seja ela pela Oxford ou Coronavac, a carteira de vacinação será documento de apresentação e porte obrigatórios.

Na referida pesquisa, 62% dos brasileiros disseram que acreditam que a pandemia está fora de controle, dado que impressiona, certamente pelas notícias que vêm do estado do Amazonas especialmente, Rondônia (que necessita transferir pacientes para outros Estados), São Paulo que, na última semana, apresentou elevação de índices, somando-se à cidade do Rio de Janeiro que, mesmo com 100% de risco epidemiológico, continua com praias lotadas.

Assim, com vacina ou sem, posturas preventivas devem continuar sendo exigidas pelos poderes públicos, embora haja situações que demandam maiores riscos, porém, com rigor preventivo, certamente serão reativadas, especialmente o retorno presencial às aulas em todos os níveis, a flexibilização das fronteiras entre países do Mercosul e, o quanto possível, o restabelecimento das rotinas e da própria economia.

Carlos Augusto Fiorioli, promotor de Justiça e membro do Ministério Público em Lajeado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui