Brechó Solidário visa arrecadar valores para manutenção da Casa de Apoio em Lajeado

Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Lajeado realiza evento na próxima sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, na sede da entidade. Entrada será 1 kg de alimento


0
Local ficará aberto na sexta e sábado, dias 10 e 11 (Foto: Gabriela Hautrive)

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Lajeado (Aapecan), que há 17 anos auxilia pessoas de todo o Vale do Taquari, realiza na próxima sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, um brechó solidário que visa arrecadar valores para a manutenção da Casa de Apoio, com sede no Bairro São Cristóvão, em Lajeado.


OUÇA A REPORTAGEM 


Assistente social da Aapecan, Fabíola Fagundes,(Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme a assistente social da Aapecan, Fabíola Fagundes, o atendimento será das 8h às 16h sem fechar ao meio-dia, e irá disponibilizar roupas de inverno para adulto, nos modelos feminino e masculino, além de calçados. “Essas peças custam de R$ 2 a R$ 5 e a gente cobra um ingresso que é 1 kg de alimento que fica revertido para a Casa de Apoio”, destaca.

 

Todos os itens oferecidos no brechó foram doados pela comunidade. “A gente tem uma equipe de voluntários que faz toda a triagem, uma parte é repassada para usuários da casa e a outra é vendida”, explica. Diferente do que ocorreu no período mais crítico da pandemia, não é preciso agendar horário, basta chegar no local e adquirir as peças que deseja. “A gente só pede para que a pessoa traga uma sacola e 1 kg de alimento”, ressalta.

Local irá disponibilizar roupas de inverno para adultos, em modelos feminino e masculino, além de calçados (Foto: Gabriela Hautrive)

A associação completou 17 anos de atuação em 2022 com mais de 23 mil atendimentos realizados em todo o Rio Grande do Sul. https://independente.com.br/aapecan-completa-17-anos-de-atuacao-com-mais-de-23-mil-atendimentos-realizados-no-rs/ “Temos todo um apoio psicossocial, além dos nossos grupos para esses usuários, temos a Casa de Apoio que funciona de segunda a sexta-feira sem nenhum custo, onde o paciente junto com o seu familiar recebe quatro refeições diárias e pode pernoitar”, explica.

A entidade foi fundada em Caxias do Sul em 2005 e conta hoje com 14 unidades espalhadas pelo Estado, sendo 11 delas com casas de apoio. A de Lajeado surgiu em 2006 e atualmente cerca de 120 pessoas utilizam-se dos benefícios gratuitos oferecidos no local. A equipe é formada por profissionais multidisciplinares e por voluntários.

Sobre o Brechó

Data: Sexta e sábado, dias 10 e 11 de junho;
Horário: 8h às 16h – sem fechar ao meio-dia;
Local: Sede da Aapecan – Rua Emílio Abichequer, 123 no Bairro São Cristóvão, em Lajeado.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui