Bom Retiro firma parceria com a Univates para desenvolver projeto de Revitalização Urbana

Uma das requalificações urbanas será do Centro Histórico.


0
Foto: Fernando Dias / Divulgação

A preocupação em manter o patrimônio arquitetônico e a intenção de revitalizar a cidade baixa foi o motivo que levou a Administração Municipal de Bom Retiro do Sul a buscar uma parceria com a Univates.

A parceria foi firmada em 6 de janeiro no Centro Administrativo, com a presença do prefeito Edmilson Busatto; do assessor de Gestão Pública e Governança, Carlos Henrique Dullius; da coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), professora Jamile Weizenmann; do coordenador do projeto de extensão Patrimônio Vivo, professor Jauri Sá; do professor Augusto Alves e da bolsista Caroline Nichel.

A parceria com a Univates envolve duas frentes de ações. A primeira de requalificação urbana do Centro Histórico de Bom Retiro do Sul, atividade esta que será realizada na disciplina de Requalificação Urbana do curso de Arquitetura e Urbanismo.

A segunda frente de atividades propõe ações contínuas junto à comunidade, por meio do Projeto de Extensão Patrimônio Vivo. Essa atividade envolve o levantamento e estudo das edificações históricas da cidade, com o mapeamento e registro dos exemplares remanescentes. O convênio prevê também a criação de uma Cartilha de Educação Patrimonial com as edificações históricas do município.

Conforme Carlos Dullius, a parceria com a Univates é um passo importante para o projeto: “Temos a Univates como nossa referência para inovação em projetos de requalificação urbana. Temos que valorizar cada vez mais o desenvolvimento de projetos baseados no conhecimento, na inovação e nas pesquisas”, salientou. AI/CS

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui