A abertura de uma valeta para instalação de canos da rede pluvial, no bairro Conventos em Lajeado, tem gerado transtornos para  uma moradora da rua Juraci Flores Borges.

Conforme a auxiliar administrativa Cátia Müller (40), em março deste ano, a Secretaria Municipal de Obras abriu um buraco de aproximadamente um metro de profundidade,   bem em frente da residência.


Ouça a reportagem


O vão, que tem cerca de 50 centímetros de largura, ocupa praticamente toda a testada do terreno. “Desde março, não tenho acesso à garagem de casa. Duas semana atrás, providenciei a entrada pela porta, pois até então, precisava passar pelo pátio do vizinho para entrar na minha casa”, revela Cátia.

Diante do incômodo, Cátia resolveu entrar em contato com a prefeitura de Lajeado, para cobrar o andamento do serviço, que até hoje não foi concluído. A resposta recebida surpreendeu a moradora. “Na Secretaria de Obras, foi atendida por um senhor. Ele me disse que a responsabilidade em providenciar a canalização era minha, e que o serviço seria concluído assim que eu comprasse os canos que faltavam para conectar a tubulação”.

Indignada com a posição da administração municipal, Cátia foi em busca de informações. “Busquei informações sobre a questão e todas as fontes consultadas apontam que a prefeitura é a responsável em fornecer esse serviço. Como pode um contribuinte arcar com os custos de um serviço público?”, questiona. Cátia pretende levar o caso para a justiça.

Prefeitura diz que cobrança é procedimento normal

A assessoria de imprensa da prefeitura de Lajeado confirmou que existe a necessidade da contribuinte comprar os canos para a conclusão dos trabalhos. “…o mesmo processo foi exigido dos outros moradores da rua dela, assim como toda a cidade. Eles (moradores) compram os tubos e a prefeitura faz a instalação, a boca-de-lobo, etc…Sem os tubos não há como concluir a obra”.

Por outro lado, a assessoria de imprensa não informou se a moradora foi comunicada do serviço antes de sua realização. LF

2 Comentários

  1. Que exagero dizer que o buraco aberto impede a moradora de entrar em casa, eu vejo perfeitamente uma passagem e um portão de entrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui