Cabos são furtados e impossibilitam leitura digital do nível do Rio Taquari em Estrela

Monitoramento está sendo feito de forma manual. Previsão era de que o serviço fosse reestabelecido no site do CPRM até o final desta quarta-feira, mas passou para semana que vem


0
Defesa Civil monitora elevação das águas do Rio Taquari em Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

Para obter a leitura do nível do Rio Taquari através do site do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), está sendo preciso fazer um monitoramento manual no Porto em Estrela nesta quarta-feira (8). Isso ocorre porque os cabos que ligam o sistema, no formato digital, foram furtados e danificados. O gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM, Franco Turco Buffon, informou que uma equipe já está cuidando do caso e fará uma avaliação sobre o restabelecimento do serviço, porém irá demorar mais tempo que o previsto inicialmente.

A previsão era de que o problema fosse resolvido ainda nesta quarta-feira (8), mas o gerente relatou que: ” nosso sensor foi avariado, será necessário retornar com equipamentos específicos para fazer esse serviço na desobstrução ou substituição do sensor. Só poderemos executar ao longo da semana que vem”, sem especificar qual dia da próxima semana será realizado o serviço.

A situação não afeta a população pelo fato dos dados estarem sendo obtidos no local, de forma manual, pela Defesa Civil, segundo o coordenador da pasta em Lajeado, Juliano Pedroso. “Não tem a transmissão, mas a régua está lá e está funcionando, o que muda é que alguém precisar ir até lá e coletar o dado visualmente”.

Pedroso diz que desde a madrugada de segunda-feira (6), até a manhã desta quarta-feira (8), choveu 141 mm na região, mas que o Rio Taquari, em Estrela, está praticamente normal, em 13,6 m. “É bastante coisa, mas é algo que que já foi que caiu solo absorveu, o rio já deu vazão”, ressalta.

Conforme informações do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, a previsão total de chuva para esta quarta-feira (8) é de 30 mm e até por volta das 11h já havia chovido cerca de 27 mm. Em Encantado, segundo o site do CPRM, o acumulado de chuva foi de 149,4 mm nas últimas 48h.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui