“Cada urna é auditável e auditada”, afirma promotor

Sérgio Diefenbach analisa o processo de votação e apuração no Brasil


0
Foto: Arquivo / TRE-BA

O promotor Sérgio Diefenbach analisou o processo de votação e apuração de votos no Brasil, quando há um movimento pela adoção do voto impresso auditável, projeto que tramita na Câmara dos Deputados. O tema é uma bandeira do presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores, matéria que divide opiniões no cenário político brasileiro.

O integrante do Ministério Público lembra das eleições quando ainda eram por meio de contagem manual, método que trazia consigo uma série de dificuldades e demora na totalização do resultado. Diefenbach explica como foi a evolução com a computadores e urnas que possibilitam a contagem informatizada.

De acordo com ele, “cada urna é auditável e auditada” por técnicos da Justiça Eleitoral, por fiscais de partidos e candidatos, além do Ministério Público Eleitoral.

Fechado e impresso boletim de urna torna, é praticamente impossível de se cogitar uma fraude maior em nível nacional, estadual e municipal, ressalta

Para o promotor, o método atualmente utilizado no Brasil qualifica o encaminhamento dos resultados e a totalização dos votos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui