Call center realizou 80 atendimentos psicossociais via telefone em meio à pandemia

Central de Atendimento Telefônico da Covid-19 em Lajeado passou a ser administrado pela Vigilância Epidemiológica.


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Psicóloga Melissa Haigert Couto, especialista em emergências, desastres e apoio psicossocial (Foto: Tiago Silva)

A Central de Atendimento Telefônico da Covid-19, atendimento até então realizado por um telefone 0800 operado pela Univates, passou à responsabilidade da Vigilância Epidemiológica de Lajeado nessa segunda-feira (15).


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A central é responsável por fornecer as primeiras orientações e encaminhamentos para casos suspeitos de coronavírus, e seu novo número de contato é (51) 9 9911-3609, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 12h às 16h30.

O call center entrou em funcionamento na Univates no dia 24 de março, operado por 40 psicólogas e psicólogos voluntários. A primeira preocupação do trabalho foi com a saúde mental dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

Conforme a psicóloga Melissa Haigert Couto — especialista em emergências, desastres e apoio psicossocial que atuou em tragédias como as da Boate Kiss, queda de voo da Chapecoense e rompimento da barragem de Brumadinho —, foram realizados 80 atendimentos neste período, com consultas e orientações prestadas via telefone.

Melissa relata atendimentos relativos a episódios de ansiedade, medo, angustia e solidão em função da pandemia de coronavírus. Ela explica que esta é uma crise circunstancial, e que a forma como as pessoas a encaram tem relação como elas lidaram e enfrentam as chamadas crises evolutivas, aquelas comuns ao dia a dia de uma pessoa. De acordo com a especialista, as crises de medo, angustia e ansiedade, entre outras, são medidas e tratadas pelos profissionais conforme a sua permanência, incidência e frequência.

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