Câmara autoriza prefeitura custear projeto executivo da nova Central de Polícia de Lajeado

Proposta compreende o projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, cabeamento, hidráulico, hidrossanitário, PPCI, climatização, SPDA, memorial descritivo, planilha orçamentária e cronograma físico-financeiro


0
Foto: Caroline Silva

Na presença de representantes da Polícia Civil de Lajeado, a Câmara de Vereadores de Lajeado aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira (24) o projeto de lei que autoriza a prefeitura custear o projeto executivo da nova Central de Polícia de Lajeado. Dessa forma caberá ao município o projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, cabeamento, hidráulico, hidrossanitário, PPCI, climatização, SPDA, memorial descritivo, planilha orçamentária e cronograma físico-financeiro. Já o governo do Estado ficará responsável pela obra.

Carlos Eduardo Ranzi (MDB) disse que é preciso lembrar que, recentemente, a Câmara aprovou um projeto que autoriza o Executivo custear o combustível das viaturas da Polícia Civil, o que, conforme ele, seria dever do Estado. “É legal que o município tenha recursos para arcar com esses custos, mas não dá para fazer um discurso que está tudo lindo, quando numa semana antes se faz projeto para o município abastecer as viaturas da polícia”, argumenta.

Já Jones Vavá (MDB) mencionou a dificuldade que algumas escolas estaduais do município vem passando. “Tem muita reclamação sobre o Estado, temos cinco escolas estaduais em Lajeado em estado de calamidade. Mas nesse momento temos que refletir e reconhecer o trabalho da Policia Civil”, comenta.

Transporte público municipal

Sérgio Kniphoff (PT) trouxe à tribuna a situação do transporte público municipal. Conforme o petista, trocar a empresa responsável pelo serviço não resolveu o problema. “As pessoas ainda continuam se queixando da dificuldade dos ônibus. Gostaria de pedir aos líderes do governo que chamem uma discussão séria a respeito do transporte. Houve a contratação de uma nova empresa e as pessoas continuam reclamando”, explana.

O líder de governo, Mozart Lopes (PP), pediu apoio do secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, que esteve presente na sessão, para dar uma atenção ao pedido de Kniphoff, já que as questões de trânsito fazem parte da pasta. “A gente entende que o transporte melhorou a qualidade dos veículos com a troca de empresa, mas o que nos chega é que diminuiu as linhas, com menos linhas muitas pessoas não são atendidas, então peço que seja atendido esse pedido do vereador”, argumenta.

Outros projetos aprovados

Cobrança de contribuição de melhoria dos proprietários lindeiros a Rua João Reinaldo Safran, no trecho localizado entre as Rua Carlos Spohr Filho e a Av. Benjamin Constant, no Bairro São Bento;

Fica alterado o Anexo da Lei Municipal nº 11.298, de 13 de janeiro de 2022, que aprova o Calendário de Eventos do município de Lajeado para o exercício de 2022;

Autoriza o Poder Executivo a conceder direito real de uso sobre duas áreas de terrenos urbanas à Associação dos Moradores do Loteamento dos Médicos; autoriza o Poder Executivo a conceder direito real de uso de três frações de áreas de terrenos urbanas para Bebidas Fruki S/A;

Revoga a Lei nº 11.232, de 16 de setembro de 2021, que autoriza o Poder Executivo a receber, na forma de dação em pagamento, duas áreas de terrenos urbanas de propriedade de João Henrique Neuberger e Outros.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui