Na sessão desta segunda-feira (29) da Câmara de Vereadores de Estrela, o presidente do Legislativo, Ernani de Castro (PMDB), anunciou a devolução de R$ 35 mil para a prefeitura, a serem aplicados em melhorias na rede de encanamento do município. O recurso é oriundo do orçamento da casa, e deve ser encaminhado à Secretaria de Obras. Nenhum projeto foi apreciado durante o encontro.

Registrada no fim de semana, a cheia mais recente do rio Taquari pautou os discursos dos vereadores. Também incentivou o presidente a indicar o repasse ao Executivo para compra de materiais. Segundo Castro, “tubulações colocadas há muitos anos trazem prejuízos durante essa administração”. O peemedebista se refere a um conjunto instalado no Bairro Boa União, que escoa a água das chuvas para uma localidade ocupada. Outros bairros também devem receber a melhoria, a partir de avaliação da Secretaria.

A ocorrência de lama em uma casa do conjunto habitacional Nova Morada, em Novo Paraíso, motivou a reclamação do vereador Volnei Zancanaro (PR). Na tribuna, ele cobrou explicações da prefeitura. As casas foram entregues em dezembro de 2016. “Eram 30 centímetros de lama dentro de uma casa nova. De quem é a responsabilidade? Quem vai solucionar o problema?”, questiona.

Um protesto de moradores do Bairro Imigrantes, realizado durante a manhã de sexta-feira (26), também foi apresentado por Zancanaro. Problema recorrente, o volume de chuva provocou o alagamento da Rua Alfredo Mathias Arenhardt. “A prefeitura está brincando com o povo. Na época da campanha foi protocolado um pedido de conserto. Disseram que já tinham os canos, mas que não podiam fazer até novembro porque seria identificado como compra de voto”, revela. Ele pede providências à administração. “Será que é preciso para de trabalhar nesse período? Será que, na verdade, não conseguem fazer e querem ludibriar o povo?”, questiona.

Voluntário da Defesa Civil, o vereador Tiago Augusto Lehnen, o ”Chicó” (PSDB), retomou os números da cheia. “Foram 20 famílias retiradas das suas casas, sendo que 13 foram abrigadas no Ginásio Ito Snell, no Oriental, e sete levadas para a casa de amigos ou parentes. Cerca de 20 ruas foram bloqueadas”.

Trânsito

O Departamento de Trânsito de Estrela visitou o Bairro Auxiliadora, a pedido do vereador Felipe Schossler (PTB), para avaliar a possibilidade de instalar redutores de velocidade na Rua Geraldo Pereira com a Travessa Pedro Balduino Fink. A melhoria ainda está sendo avaliada pela prefeitura. O vereador justifica a alta velocidade no trecho e o número de acidentes de trânsito, que, segundo ele, é elevado.

Os vereadores de Estrela voltam a se reunir na próxima segunda-feira, 5 de junho, a partir das 18h30, no Plenário Bento Rodrigues da Rosa. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui