Câmara de Lajeado suspende transmissão das sessões na internet

Em decreto o Legislativo justifica a medida pela proximidade do pleito eleitoral.


0
Imagem: Reprodução / Facebook

Diante da proximidade do pleito eleitoral, marcado para novembro, a Câmara de Vereadores de Lajeado decidiu suspender a transmissão das sessões ordinárias e solenes pela internet. Os encontros eram repercutidos na página do Poder Legislativo no Facebook e no canal no Youtube. O objetivo é evitar a desigualdade de oportunidade entre os eleitos e os que pretendem concorrer à vereança.


OUÇA A REPORTAGEM


A suspensão será aplicada no período de 17 de agosto a 10 de novembro, ou seja, vale a partir da sessão desta terça-feira (18). O primeiro turno das eleições municipais está agendado para 15 de novembro de 2020, com prorrogação por conta da pandemia.

Os encontros, tanto ordinários quanto extraordinários, serão gravados pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Lajeado e mantidas em arquivo digital para eventuais consultas.

Conforme o decreto, de 13 de agosto, “a pedido de vereador, deferido pela Presidência, o material gravado poderá ser disponibilizado com a supressão do discurso ou ao contrário ao equilíbrio das eleições ou que ofenda a imparcialidade institucional do Poder Legislativo, em especial quando caracterize promoção pessoal ou propaganda eleitoral de qualquer candidato ou candidata.

Em virtude da pandemia da Covid-19, o acesso do público ao plenário está vedado. A publicidade dos atos administrativos, conforme exposto no decreto, “será garantida pelo franqueamento do acesso da imprensa”. Portanto, veículos de comunicação, servidores da casa, assessores parlamentares e os vereadores poderão ir ao local.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui