Caminhão com tecnologia embarcada irá qualificar atendimentos do Corpo de Bombeiros de Estrela

Veículo modelo Auto Bomba Tanque 2021, avaliado em R$ 772 mil foi entregue para corporação em evento realizado na manhã desta quinta-feira (17)


0
Novo caminhão modelo Auto Bomba Tanque 2021 foi apresentado durante evento na manhã desta quinta-feira (Foto: Gabriela Hautrive)

Apostando na tecnologia e na qualificação dos atendimentos de ocorrências, o Corpo de Bombeiros de Estrela, através do Fundo Municipal de Reequipamento de Bombeiros, recebeu na manhã desta quinta-feira (17) um novo caminhão modelo Auto Bomba Tanque 2021, avaliado em R$ 772,560,98, em evento que reuniu diversas autoridades políticas e de segurança pública do Vale do Taquari e do Estado, como o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, César Eduardo Bonfanti e da secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Estrela, Paulo César Sulzbach, trata-se de um veículo moderno e que oferecerá mecanismos diferenciados para a corporação.


OUÇA A REPORTAGEM 


 

Um dos recursos do novo veículo é o espaço amplo que permite equipagem dos profissionais em deslocamento (Foto: Gabriela Hautrive)

“Um caminhão com tecnologia embarcada que vai ajudar a salvar e proteger vidas da comunidade do Vale do Taquari”, destaca. Na prática, a viatura oferece, além dos equipamentos, um espaço mais amplo que permite ações dos profissionais no momento em que já estão em deslocamento até uma ocorrência. “Tem cabine dupla com pé direito de 1m70cm que permite o bombeiro militar se equipar e desequipar lá dentro com rapidez, além de uma torre de iluminação que sobe até cinco metros de altura”, explica. A torre permite, segundo o comandante, que a corporação consiga, em caso de um acidente, por exemplo, iluminar todo o cenário da ocorrência e dar mais tranquilidade aos envolvidos na situação. “Aquela pessoa que está sendo socorrida vai ter mais ânimo, pois o bombeiro chegou para socorrer e ela está vendo ele, isso dá dignidade para pessoa no salvamento, é magnífico”, completa.

Outro recurso do novo veículo é um tanque com gerador de espuma para combate a incêndio com líquidos inflamáveis, algo que o quartel não possuía. “Esse é nosso terceiro caminhão, porém os outros são mais antigos, sendo um com mais de 40 anos”, relata. Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, César Eduardo Bonfanti, o equipamento proporciona um acréscimo muito grande em termos de qualidade para o Estado. “Estrela em termos de estrutura conseguiu fazer uma reforma no quartel e estamos em processo de modernização dos nossos equipamentos. Ano passado conseguimos uma viatura 0km de resgate que dá o atendimento pré-hospitalar muitas vezes apoiando a equipe do Samu na cidade”.

Evento que reuniu diversas autoridades políticas e de segurança pública do Vale do Taquari e do Estado (Foto: Gabriela Hautrive)

São investimentos, que segundo o comandante, não ficam apenas no Vale do Taquari, mas sim espalhados em todo o Estado. “Só para a capital entregamos seis novas viaturas como essa e outros municípios também, Lajeado, Farroupilha, regiões sul, central e norte”, destaca. Para a realização do evento nesta quinta-feira, em frente ao quartel de Estrela, foram feitas alterações no trânsito, bloqueio da rua Pernambuco, esquina com a Avenida dos Estados; Rua Bahia, esquina com a Rua Ceará e Rua Pernambuco, esquina com a Rua Pará. A medida permaneceu entre 7h e 12h. Após o ato solene, todos os presentes foram convidados para um café, além de conhecerem os compartimentos internos do novo caminhão.

Embarcação e equipamentos

Em dezembro de 2020 o Corpo de Bombeiros de Estrela recebeu outras melhorias, com novos equipamentos para a guarnição. Na oportunidade tratava-se de uma nova embarcação, com reboque e motor de popa, além de equipamentos de salvamento aquático, como roupas de neoprene, coletes salva-vidas e outros. Após a enchente de julho do ano passado que atingiu a região, a guarnição constatou a necessidade de haver uma nova embarcação e outros equipamentos.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

Assista ao vídeo 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui