Caminho das Cascatas é opção em meio à natureza

Roteiro inclui cerca de 30 quedas-d’água em três municípios da região; confira as dez que estão abertas para visitação


0
Cascata do Gamelão em Boqueirão do Leão (Foto: Alício de Assunção)

O Caminho das Cascatas tem mais de 30 cascatas nos municípios de Sério, Boqueirão do Leão e Progresso. Atualmente é realizada a visitação em pelo menos dez, a maioria de fácil acesso. Além das cascatas, inclui o Sítio Campiol (que tem a trilha da Cascata do Moinho, em Progresso), a Cabanha Leite (Progresso), o sítio Família Favaretto (Sério) e o MS Centro de Saúde e Bem-Estar (Progresso).

Saiba mais

Cascata do Moinho – Localizada em Progresso, tem trilha de 1,8 km até a base da cascata de 98 m. Tem trilha autoguiada partindo do Sítio Campiol.

Cascata de Colônia Jardim – De fácil acesso, fica na divisa entre Progresso e Boqueirão do Leão.

Cascata da Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Localizada na comunidade de Campo Branco, em Progresso, tem fácil acesso.

Cascata do Gamelão – Fica em Boqueirão do Leão e é uma das mais bonitas cascatas da região. Tem fácil acesso e é autoguiada. É possível tomar banho durante as visitas guiadas com coletes salva-vidas.

Cascata do Bosque das Bruxas – Em torno de 18 km de trilha em meio à mata nativa, trilha considerada de dificuldade média a díficil. Possibilidade de banho, mas só é possível de acessar com condutor local de ecoturismo e turismo de aventura. Fica em Boqueirão do Leão.

Cascata do Pedro Bastião – Em Boqueirão do Leão, tem 15 km de trilha em meio à mata nativa, possibilidade de banho e precisa ser acessada com condutor local de ecoturismo e turismo de aventura.

Cascata do Perau da Nega – Fica em torno de 8 km do Centro de Boqueirão do Leão, acesso por estrada aberta, fácil acesso e autoguiada.

Cascata da Bugrinha – Trilha de 6 km passando por trilhas antigas de moradores da região, passando pela Gruta dos Bugres e chegando no Paredão de Alto Sampaio. Considerada de fácil a média em nível de dificuldade. Localizada em Sério, só acessada com condutor local.

Cascata Sinuelo – Fica na Fazenda Sinuelo, próximo do Centro de Progresso. São cerca de 7 km de caminhada em estradas antigas e trilhas até um bosque escondido, onde se encontra a cascata. Trilha de nível fácil e só acessada com condutor local.

Cascata Fischer – Fica em Boqueirão do Leão e tem 15 km de trilha em meio à mata nativa, possibilidade de banho e só possível acessá-la com condutor local de ecoturismo e turismo de aventura.

Agendamento

Os interessados devem entrar em contato com Simone Berté, que faz o receptivo local, para agendar os passeios. Também é possível contatar direto os empreendimentos, caso exista interesse somente na visitação das propriedades.

Fone:
(51) 991525358 (Simone Berté)
E-mail: caminhodascascatas@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/caminhodascascatas
Instagram: @caminhodascascatas
Site: http://caminhodascascatas.wixsite.com/turismo

Texto: Alício de Assunção
turismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui