Campanha de vacinação termina nesta sexta-feira para grupos prioritários

De acordo com a coordenadora do departamento de Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, prazo não deve ser prorrogado.


0

O prazo para os grupos prioritários se vacinarem contra a gripe termina nesta sexta-feira (26). Em Lajeado, a meta de 90% de imunização, estabelecida pelo Ministério da Saúde deve ser atingida. Os menores índices de vacinação são verificados entre as crianças e as gestantes, visto que apenas cerca de 65% deles estão vacinados.

De acordo com a coordenadora do departamento de Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, o objetivo é alcançar os 90% em todos grupos. Ela ressalta que alguns deles já tiveram o índice alcançado.


ouça a entrevista


Cerca de 74% das 19.950 mil pessoas a serem vacinadas em Lajeado já foram atingidas. O público-alvo é composto de pacientes de doenças crônicas, crianças de 6 meses até 5 anos incompletos, idosos (60 anos ou mais), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e indígenas. Professores da rede pública e privada, nos ensinos básico e superior, foram inseridos neste ano.

Juliana explica que isso é uma dificuldade que é enfrentada ano após ano. Segundo ela, pessoas que não estão nos grupos prioritários podem procurar clínicas e locais privados para realizar a vacina. Ela explica que não há possibilidade, até o momento, de liberar a vacina para o público em geral antes de atingir a meta de 90%, muito menos de prorrogar o prazo da campanha.

As aplicações são feitas em 11 unidades de saúde de Lajeado. A exceção é para os bairros Campestre, Morro 25 e São Bento, que passam por adequações físicas. Crianças devem apresentar carteira de vacinação e os idosos documento de identificação. Os doentes crônicos e os professores devem portar comprovante da situação. Gestantes não precisam comprovante, apenas verbalizar a situação de gravidez.

O horário de atendimento no Centro é das 8h às 19h e no Santo André das 7h30 às 11h. Os demais postos funcionam das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não realiza vacinas. KO/NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui