Campanha do Agasalho promovida pela PRF fará primeiras entregas para famílias carentes de Lajeado

Ação teve inicio no dia 11 de maio e se estende até o final do mês de julho. Doações podem ser deixadas na sede da 4ª Delegacia, em Lajeado


0
São pedidos agasalhos de inverno e roupas de cama e banho (Foto: Gabriela Hautrive)

Com a chegada dos dias mais frios no Rio Grande do Sul, e pensando em pessoas que vivem em situação de rua ou que não possuem condições financeiras para se aquecer nesta época gelada do ano, 13 delegacias da Polícia Rodoviária Federal do RS realizam a Campanha do Agasalho 2021, envolvendo 42 pontos de coletas. Na região, as ações se concentram na 4ª Delegacia, com sede em Lajeado, às margens da BR-386, e também nas unidades de Soledade e Montenegro, como explica o chefe da PRF, Paulo Reni. “Vamos receber os materiais, e quando tivermos uma quantidade significativa, fizemos a distribuição para as coordenadorias da Defesa Civil ou Assistência Social”, relata.

Doações podem ser levadas até a sede da PRF em Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

OUÇA A REPORTAGEM 


O objetivo é arrecadar agasalhos e roupas de cama e banho para doar às famílias em vulnerabilidade social, sendo que a primeira entrega em Lajeado já acontece já próxima terça-feira, dia 1º de junho. “Temos um montante já arrecadado que será entregue para Defesa Civil do município e depois distribuído para as famílias carentes do município”, explica. São pedidas roupas de frio como moletons, malhas, casacos, calças, meias, luvas, cobertores e calçados em bom estado de conservação, tanto para adultos como para crianças. “Muitas pessoas querem ajudar, mas não sabem como, então a gente coloca nas redes sociais da instituição para que o pessoal entenda que podem trazer até a unidade ou então ligar que vamos fazer a retirada”, destaca Reni.

Chefe da 4ª Delegacia da PRF, Paulo Reni (Foto: Gabriela Hautrive)

As entregas podem ser feitas em qualquer horário e dia da semana, como explica o chefe da 4ª delegacia. “A PRF trabalha 24h por dia, tem um servidor orientado para fazer o recebimento e também tomamos todos os cuidados em relação à situação da pandemia, com Equipamentos de Proteção”. Os policiais que sempre auxiliam a população em questões voltadas ao trânsito, entendem que estar a frente de ações sociais representa uma sensação de dever cumprido com a sociedade. “O nosso objetivo final é prestar um serviço de qualidade, muitas vezes abordamos usuários que não estão devidamente aquecidos e sabemos o quanto nosso inverno é rigoroso, então poder ajudar de alguma forma, é gratificante, e é com esse sentimento que a PRF atua em todo Rio Grande do Sul”.

Para saber onde entregar sua doação de agasalho, acesse o link com os endereços das Unidades Operacionais e Delegacias da PRF em todo RS. As campanhas não acontecem todos os anos, mas em 2021, funciona em uma ação conjunta por parte de todas as delegacias do Estado, pois além dos dias frios, os policiais levam em consideração a situação financeira de muitas famílias que foi agravada devido a pandemia causada pela Covid-19. Em Lajeado, a sede da PRF está localizada às margens da BR-386, no km 342, no Bairro Conventos. O telefone para contato é o (51) 3748-9548.

Campanha acontece em todo o RS em unidades da PRF (Foto: Divulgação)

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br