Campanha “Julho Verde”: Aapecan reforça conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

Entidade promove também a sexta edição do Pastel Amigo


0
Foto: Reprodução

Dia 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Em Lajeado, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) participa da campanha “Julho Verde”, divulgando ações de conscientização sobre a importância de combater e diminuir os índices da doença.

A psicóloga Laís Schwarz afirma que, atualmente, “cerca de 90 usuários do Vale do Taquari estão passando por tratamento para esse tipo de câncer”.

Psicóloga Laís Schwarz (Foto: Divulgação)

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da busca do diagnóstico precoce, informações sobre sintomas e chances de cura.

Entre os sintomas mais frequentes, Laís destaca: “aftas que não cicatrizam, manchar brancas na boca e língua, manchas na pele, sangramentos no nariz, dor de ouvido frequente, rouquidão sem causa aparente, dificuldade ao engolir”.

Sexta edição do Pastel Amigo

Dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo. Aproveitando a data, a Aapecan promove o Pastel Amigo como forma de angariar fundos para a entidade.

Para a ocasião serão comercializados bandejas com 4 pastéis de rês congelados ou fritos, no valor de R$ 20,00. Encomendas podem ser feitas até 15 de julho na Aapecan.

A entidade fará a entrega em caso de compras acima de 10 cartões. As demais encomendas poderão ser retiradas na sede da associação.

De acordo com o assessor da Aapecan, Lusardo Junior, na última edição foram vendidas em torno de 300 unidades e a meta deste ano é aumentar as vendas.

Como ajudar

Os representantes convidam a comunidade a conhecer o trabalho executado na entidade, situada na Rua Emilio Abichequer, 123, Bairro São Cristóvão, em Lajeado. Interessados podem ajudar com valor, ou com doação de alimentos e suplementos, além de colaborar como voluntário em oficinas de artesanato e culinária, oferecidas pela associação.

A Aapecan atua há 17 anos em Lajeado e atende pacientes de toda região do Vale do Taquari. Realiza cerca 440 atendimentos por mês, que podem ser no formato socioassistencial, entregando suplemento alimentar, fraldas, cadeira de rodas, ou com suporte emocional para os pacientes e para as famílias. Além disso, a entidade oferece acolhimento e local de descanso e hospedagem.

As pessoas que precisam receber esse tipo de suporte podem contatar a Aapecan e agendar seu cadastro, através do telefone (51) 3714-2523.

Texto: Fernanda Kochhann
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui