Campanha “Pedacinhos de Amor” arrecada lã e confecciona cobertas que serão doadas para entidades de Lajeado

Projeto é desenvolvido pelo Sesc Voluntariado com apoio do Grupo Maturidade Ativa. Quem deseja ajudar pode levar os materiais até as unidades do Sesc e Senac de Lajeado 


0
Após o recebimento, o material será encaminhado a projetos sociais e entidades de Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

Espalhar amor e aquecer pessoas em situação de vulnerabilidade social: essa é a missão do projeto “Pedacinhos de Amor”, que tem como objetivo produzir cobertas que serão doadas para entidades sociais de Lajeado. Criado pelo programa de voluntariado do Sesc Comunidade de Porto Alegre, a iniciativa se expande por todo o estado do Rio Grande do Sul para engajar mais pessoas no combate ao frio e chega ao Vale do Taquari através do trabalho desenvolvido pelo Sesc Voluntariado em Lajeado, que tem parceria com o programa Sesc Maturidade Ativa.


ouça a reportagem

 


Na capital gaúcha já foram distribuídas mais de 70 mantas através da iniciativa. Agora, a arrecadação acontece em Lajeado desde o 19 de junho e conta com ajuda da população, como explica a assistente social do Sesc Raquel Zerbielli Brandão. “Pessoas da comunidade que têm uma lã sobrando, um pedaço de um blusão que não vai mais usar, ou que têm vontade de ajudar e vai comprar um novelo de lã, é só largar lá no Sesc ou no Senac”, explica.

Os locais são pontos de arrecadação, tanto de novelos de lã, como quadradinhos de tricô e crochê de 20x20cm e pedaços de tecidos que servirão para produzir as cobertas. “Não tem nenhum tipo específico de lã, pode ser qualquer uma. Faz o pedacinho e entrega lá”, completa Raquel.

Assistente Social do Sesc Raquel Zerbielli Brandão (d) e a agente de Cultura, Débora Mallmann Nonnenmacher (e) (Foto: Gabriela Hautrive)

Após o recebimento, o material será encaminhado a projetos sociais e entidades de Lajeado. Mas ainda em fase inicial, a campanha não obteve muitas arrecadações até o momento. “Temos pouquíssimas lãs e pedacinhos, mas temos um grande diferencial que a Maturidade Ativa, que são 50 senhoras e senhores que participam e possuem a habilidade de fazer tricô.”

Essa parceria conta com a coordenação da agente de Cultura do Sesc, Débora Mallmann Nonnenmacher. “Dentro desse grupo há outro grupo menor que faz roupinhas para crianças, tudo de forma voluntária, e inclusive elas estão puxando a frente da campanha Pedacinhos de Amor”, destaca.

Essas pessoas serão responsáveis por produzir as cobertas e fazer a distribuição para entidades do próprio município, como instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) e casas de passagem. “Quem não sabe fazer quadradinhos, doa lã, e quem sabe fazer os quadradinhos, entra com a mão de obra. Então, esse grupo é muito valioso por fazer esse trabalho”, relata.

Quem deseja contribuir desde já pode procurar as unidades do Sesc e Senac de Lajeado para realizar as doações. O Sesc está localizado na Rua Silva Jardim, 135, no Centro. Já o Senac tem sua sede na Avenida Senador Alberto Pasqualini, 421, no Bairro Americano.

Podem ser doados novelos de lã, quadradinhos de tricô e crochê de 20x20cm e pedaços de tecidos (Foto: Gabriela Hautrive)

Programa Sesc de Voluntariado

O programa Sesc de Voluntariado, que atua em Lajeado e outras cidades do Rio Grande do Sul, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento social através do estabelecimento de uma rede de voluntários e entidades sociais, oferecendo capacitação e acompanhamento técnico. Forma voluntários e articula suas ações por meio de entidades sociais parceiras que, por sua vez, também recebem capacitação na área de gestão.

O resultado desse trabalho é o fortalecimento do Terceiro Setor e a promoção da cultura do voluntariado em prol da promoção do bem estar social e da responsabilidade social compartilhada. O programa oferece cursos onlines para quem deseja se tornar um voluntário, com inscrições através do site do Sesc Voluntariado.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui