“Canção pra Amazônia” é lançada internacionalmente na COP26

Canção é de autoria do letrista e compositor Carlos Rennó, com melodia de Nando Reis


0

“Ou se salva a selva ou não se salva o mundo!” A “Canção pra Amazônia”, um manifesto artístico em prol da conservação da maior floresta tropical do planeta, é interpretada por 31 artistas da cena musical brasileira e é lançada internacionalmente na COP 26, por meio de uma projeção com transmissão online no New York Times Climate Hub, nesta quarta-feira (10), em Glasgow. O evento tem a curadoria da Global Canopy e contará com a presença de lideranças indígenas e ativistas do Brasil.

De autoria do letrista e compositor Carlos Rennó com melodia de Nando Reis, a canção alerta para as constantes ameaças à Amazônia em um momento crucial para o futuro climático da Terra. Estudos mostram que áreas degradadas da floresta já estão emitindo mais carbono do que absorvendo, e em poucos anos ela não será mais capaz de gerar chuva suficiente para se sustentar, caso as atuais taxas de desmatamento não sejam interrompidas. Isso impediria o cumprimento de qualquer compromisso global de redução de emissões, porque a Amazônia representa um enorme estoque de carbono no planeta.

Disponibilizada em áudio e vídeo, a “Canção pra Amazônia” é um grande apelo à defesa da maior floresta tropical do planeta no momento em que o governo brasileiro tenta barganhar recursos internacionais enquanto, internamente, promove uma política antiambiental que tem estimulado atividades criminosas na floresta, como garimpo, extração predatória de madeira, queimadas intencionais, e o ataque aos povos indígenas. Imagens do Greenpeace que registram tanto as belezas como as agressões à Amazônia compõem o clipe.

Vozes em prol da Amazônia

Participam da canção artistas de diferentes estilos musicais e gerações da cena musical brasileira: Agnes Nunes; a dupla Anavitória; Arnaldo Antunes; Baco Exu do Blues; Caetano Veloso; a atriz Camila Pitanga; Céu; Chico César; Criolo; Daniela Mercury; Diogo Nogueira; Djuena Tikuna; Duda Beat; Elza Soares; Flor Gil; Gaby Amarantos; Gal Costa; Gilberto Gil; Iza; Majur; Maria Bethânia; Milton Nascimento; Nando Reis; Péricles; Preta Gil; Rael; Rincon Sapiência; Samuel Rosa; Thaline Karajá; Vitão; e o sambista Xande de Pilares. Todos responderam ao convite e cederam suas vozes e imagens para o projeto.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui