Câncer e alimentação

Há fortes evidências de que o excesso de gordura corporal é causa de muitos tipos de câncer


0
Foto: Ilustrativa

A evidência de que um maior teor de gordura corporal é causa de muitos tipos de câncer é particularmente forte. Há fortes evidências de que o excesso de gordura corporal é causa de muitos tipos de câncer e essa evidência ganhou força na última década.

Para alguns tipos de câncer, o aumento do risco é observado com o aumento da gordura corporal, mesmo quando se encontra no intervalo considerado saudável. No entanto, a maior parte dos benefícios é obtida evitando o sobrepeso e a obesidade.


ouça o “direto ao ponto”

 


Foram revisadas as evidências de três cânceres adicionais aos avaliados e concluiu que excesso de gordura corporal está relacionado com câncer de tireoide, mieloma múltiplo e meningioma. Além disso, o sobrepeso e a obesidade na infância e na adolescência podem ser mantidos até a vida adulta. Portanto a seguinte recomendação é apresentada primeiro:

• Ter um peso saudável

As duas recomendações a seguir promovem mudanças positivas que podem ser feitas para reduzir tanto o risco de câncer quanto o risco de ganho de peso, sobrepeso e obesidade (que estão associados a um risco aumentado de câncer):

Medico e gourmet Marcos Frank fala sobre culinária nas sextas-feira no quadro “Direto Ao Ponto” (Foto: Divulgação)

• Ser fisicamente ativo (7.000 passos por dia).

• Consumir uma dieta rica em cereais integrais, vegetais, frutas e leguminosas.

Há fortes evidências de que o consumo de café ajuda a proteger contra alguns tipos de câncer. Há fortes evidências de que o consumo de produtos lácteos e o consumo de suplementos de cálcio ajudam a proteger contra o câncer colorretal.

As próximas quatro recomendações concentram-se no que cada indivíduo deve fazer para reduzir o risco de câncer ou de ganho de peso, sobrepeso e obesidade, e são listadas por ordem de alimentos e bebidas:

Limitar o consumo de fast food e outros alimentos processados ricos em gordura, amidos ou açúcares.

• Limitar o consumo de carne vermelha e de carne processada.

• Limitar o consumo de bebidas açucaradas.

• Limitar o consumo de bebidas alcoólicas. O uso pesado de álcool é extremamente prejudicial à saúde incluindo doença hipertensiva, acidente vascular cerebral hemorrágico e fibrilação atrial. O consumo de álcool está associado a vários tipos de doenças hepáticas – sendo o fígado gorduroso, a hepatite alcoólica e a cirrose os mais comuns – e a um risco aumentado de pancreatite.

Ingerir bebidas muito quentes é considerado pela Iarc como provavelmente carcinogênico para humanos. Estudos de caso-controle analisados apontam uma associação dose-resposta entre o consumo de mate quente e o carcinoma de esôfago, em especial o epidermoide. Dessa forma, considerando que o consumo de chimarrão faz parte da cultura de algumas regiões do sul do Brasil, recomenda-se, para a prevenção de câncer, que a temperatura da bebida seja inferior a 60 °C. Para chegar nessa temperatura, aconselha-se desligar o fogo quando iniciar a formação de bolhas e esperar alguns minutos.

A próxima recomendação diz respeito a suplementos:

• Não usar suplementos para prevenção do câncer.

• Após um diagnóstico de câncer, seguir essas recomendações, se puder: todos os sobreviventes de câncer devem receber cuidados nutricionais e orientações sobre atividade física de profissionais capacitados.

Escabeche de sardinha

Ingredientes:

* 1 kg de filé de sardinha ou sardinhas evisceradas sem escamas
* 3 tomates
* 1 cebola
* 3 dentes de alho
* 1 pimentão
* ½ xícara (chá) de azeitonas verdes ou pretas sem caroço
* salsinha e cebolinha picadas a gosto
* ½ colher (café) de cúrcuma
* 1 xícara (café – 50ml) de vinagre de maçã de fermentação natural
* sal a gosto
* pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Tempere as sardinhas com sal e alho. Corte a cebola, os tomates e o pimentão em rodelas. Monte camadas: cebola, tomate, pimentão, sardinhas, azeitonas, tempero verde e assim por diante. Adicione a cúrcuma e a pimenta-do-reino a gosto. Regue com o vinagre de maçã. Leve ao fogo na panela de pressão e, após começar a chiar, deixe no fogo por 25 a 30 minutos. Se desejar, adicione um fio de azeite depois de cozido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui