Candidata à reeleição com Caumo, Gláucia ressalta ampliação de creches e compra de vagas na rede privada

Progressista explica ideia de conversão dos 'azuizinhos' do Trânsito para criar uma Guarda Municipal.


0
Foto: Tiago Silva / Arquivo

A vice-prefeita de Lajeado e candidatada à reeleição, Gláucia Schumacher (PP), foi a terceira sabatinada em uma série de entrevistas com os candidatos à majoritária do município, realizada dentro do programa Troca de Ideias da Rádio Independente. Gláucia ressaltou o papel de acompanhamento dos trabalhos junto às secretarias que realizou como vice de Marcelo Caumo.

“Eu fiz um trabalho mais burocrático e acredito que o Marcelo assumiu um papel mais institucional”, diz ela, sobre a dobradinha com o prefeito. “O meu trabalho foi dentro da prefeitura, com as secretarias, fazendo um acompanhamento diário dos projetos”, detalha.

A progressista elenca projetos executados ao longo dos quatro anos de governo como o Pacto Pela Pez, de prevenção e repressão ao crime, construção de novas escolas de educação infantil e reformas de creches, além do novo Plano Diretor e o Pro_Move, para estimular o desenvolvimento, empreendedorismo e a inovação no município.

Gláucia ressalta que “Lajeado virou um case de sucesso no combate à pandemia”. “Somos um espelho para a região, e que bom que seja assim e que todos possam aproveitar desse protagonismo”, destaca.


ouça a entrevista

 


Vagas em creches

A vice-prefeita diz a administração Marcelo Caumo criou 1.450 vagas na rede municipal de Educação Infantil. Em março, antes do início da pandemia de coronavírus, a prefeitura contabilizava 346 crianças na fila de espera. Um quadro mais preciso do deficit de vagas só será possível no começo do próximo ano, com o arrefecimento da pandemia, estima Gláucia.

Conforme ela, das crianças em idade de Educação Infantil, 77% são alunos da rede municipal e 23%, de escolas privadas. “Essa história de que nós estamos com enormes filas não é verdade”, destaca a vice-prefeita, que afirma que as vagas serão supridas. O maior gargalo é na idade de berçário, reconhece. Para superar esse problema, a administração do PP deve continuar comprando vagas na rede privada. “Com a compra de vagas nós vamos ter um nível de atendimento bem satisfatório”, estima.

Também está nos planos, além da inauguração das Emeis dos bairros Santo Antônio e Olarias, que estão em etapa final, a duplicação de espaço da creche do Olarias, o que deve proporcionar 200 novas vagas.

Enchentes

A candidata a vice-prefeita diz que o foco será trabalhar na prevenção e prestação de informações aos moradores residentes em áreas atingidas pelas cheias do Rio Taquari. Gláucia diz que a enchente histórica de julho, a maior em 64 anos, foi atípica.

Ela rechaça que o município abrace, sozinho, ideias como a construção de um piscinão ou a dragagem do rio. “Não é efetivo se fizer só em Lajeado; teria que ser um projeto estadual”, avalia. “É muito complexo”, admite. “Nós pretendemos trabalhar com a prevenção agora com a Defesa Civil, para ter esses dados e dar tranquilidade para a população”, destaca.

Guarda Municipal

O programa de governo do PP, em um eventual segundo mandato, prevê a conversão dos agentes do Departamento de Trânsito em Guarda Municipal. A vice-prefeita explica que será uma conversão progressiva, com a entrada de novos agentes e assimilação de funções.

Economia

Gláucia Schumacher promete transparência e honestidade para lidar com a gestão pública. A candidata à reeleição diz que 2021 “será um ano difícil”. “Pela primeira vez teremos um orçamento menor do que o outro ano”, destaca, em função da crise econômica decorrente da pandemia. “Vamos ter que segurar as pontas, mas podem ter certeza que será um governo muito coerente”, ressalta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui