Cano da chaminé pode causar incêndio no telhado; confira dicas de prevenção

"Quando você reparar que o incêndio começou, o telhado da sua residência pode estar tomado pelo fogo", alerta o comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado


0
Tenente Fausto Gusmão Althaus, comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado (Foto: Rodrigo Gallas)

As estatísticas de incêndio apontam para aumento elevado durante o verão de focos de incêndio em matagais, impulsionados pelas altas temperaturas e a seca. Com a chegada do frio, os índices costumam revelar aumento de casos de incêndio iniciados por conta do superaquecimento de fiação elétrica, causado em várias situações por uso de aquecedores em residências. É o que aponta o comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, o tenente Fausto Gusmão Althaus, em entrevista à Rádio Independente nesta terça-feira (10).

Segundo informações do tenente Althaus, em 2021 foram registrados dez casos de incêndio residencial. Já neste ano houve um registro até o momento, quando uma lareira causou um princípio de incêndio no Bairro Campestre. Tomando este caso como referência, o tenente informa que o cano da chaminé pode causar um incêndio na área superior da casa. “Quando você reparar que o incêndio começou, o telhado da sua residência pode estar tomado pelo fogo”, alerta.

Neste sentido, o maior cuidado, por ser o mais comum nas residências, é o de instalar fogões a lenha e lareiras longe de estruturas de madeira. “A casa é de alvenaria, mas a pessoa esquece que em cima há tesouras de madeiras, o telhado e outras estruturas que podem incendiar com a proximidade do cano da chaminé”, explica.

Nas casas mais humildes o risco é aumentado devido ao uso de “meios desfortúnios”, como o uso latas para abrigar o fogo. “Aqui na região não temos índices alarmantes neste sentido. São casos esporádicos, mas sempre ocorrem”, informa.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado comenta que forros de PVC também podem iniciar um princípio de incêndio. Pondera, no entanto, que na maioria dos casos atendidos pela guarnição, houve apenas o derretimento. “Deve-se ter todo o cuidado, desde a parte inferior atá a superior.” O militar aconselha a não colocar tapetes na frente do fogão ou em frente a lareiras. Além disso, é preciso ter cuidado com a possibilidade da chaminé entupir e causar intoxicação dos residentes por meio de fumaça.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui