Característica rural e comércio familiar favorecem combate ao coronavírus em Coqueiro Baixo, diz prefeito

Coqueiro Baixo é um dos poucos municípios no estado a não ter casos confirmados de Covid-19.


0
Foto: Divulgação

O menor e mais jovem município do Vale do Taquari, Coqueiro Baixo, é um dos poucos no estado que ainda não tiveram casos de coronavírus. São apenas 82 municípios (três no Vale) que não tiveram confirmações da doença entre os 497 gaúchos.

Em entrevista no programa Redação no Ar nesta segunda-feira (6), o prefeito de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer, destacou que a característica rural do município de 1,6 mil habitantes favorece. Ele relata que “90% da arrecadação e da nossa produção vem do setor primário”. “O comércio que a gente tem praticamente todo ele é familiar”, relata.


ouça a entrevista

 


 

“Temos a consciência de que, mais dias menos dias, o vírus chegará também em Coqueiro Baixo. Mas, a princípio, estamos felizes com o trabalho da equipe de saúde na parte da orientação e também com o comportamento da população em seguir as orientações”, ressalta. “Estamos em um período crítico agora, o pior desde o início da pandemia, com a chegada do inverno, umidade e período chuvoso, naturalmente um período crítico para esses vírus”, avalia.

Valer observa que Coqueiro Baixo é o município proporcionalmente com o maior número de idosos do Brasil. De acordo com ele, cerca de 30% da população tem acima de 60 anos.

Para ele, o isolamento da população favorece no combate ao coronavírus, ao não ter aglomerações. O município testou oito pessoas com sintomas. Todas negativaram, e não há nenhum caso em monitoramento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui