“Caravanas da Cultura” inicia série de encontros de capacitação em Lajeado

Evento ocorre nesta quarta-feira na Univates para orientar gestores, conselheiros, promotores e artistas quanto às leis de incentivo


0
Imagem: divulgação

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) promove a partir desta semana as “Caravanas da Cultura”. Serão realizados 11 encontros em municípios das nove regiões funcionais do Rio Grande do Sul. O primeiro será nesta quarta-feira (13), no auditório do Prédio 20 da Univates, em Lajeado.

O coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, concedeu entrevista ao programa Troca de Ideias desta terça-feira (12). Ele relatou que os eventos são direcionados a gestores regionais (que possam debater e firmar os pactos na busca dos recursos), produtores e conselheiros municipais, para fortalecer o sistema estadual e nacional, passando pelos municípios.

Durante os encontros, serão repassadas informações sobre o sistema Pró-Cultura, Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Lei Aldir Blanc e o edital da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Este último irá destinar R$ 30 milhões para ações culturais de julho deste ano até junho de 2025. O edital seleciona projetos que serão autorizados a captar recursos de empresas, via abatimento de ICMS, com inscrições abertas até o próximo dia 1º de abril.

Ruben Oliveira explicou que esta conjuntura é muito importante para a área cultural pelas leis de incentivos que estão sendo apresentadas. “É o grande momento da cultura gaúcha, da cultura brasileira, que a gente está vivendo agora”, comemorou o coordenador. E Lajeado foi o município escolhido para iniciar o processo. “Nosso Vale do Taquari, que é tão valioso e que tem tanta contribuição não só na parte da memória, no patrimônio, nas manifestações culturais”, ressaltou. Pessoas ligadas à área da cultura do Vale do Rio Pardo também poderão participar.

A programação será no auditório do prédio 20 da Univates, das 9h às 12h e das 13h às 16h. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do link. Os encontros passarão por outras dez cidades até o dia 27 de março.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui