Casa Bertozzi completa 83 anos nesta sexta-feira

Loja foi criada em Encantado. Há 21 anos surgiu a filial de Lajeado


0
Foto: Divulgação

A sexta-feira (1º) começou muito especial para a Casa Bertozzi. A loja que foi criada em Encantado e tem filial em Lajeado, completou 83 anos. Uma história memorável que começou com o senhor Reinoldo Bertozzi.

Foto: Divulgação

“O meu pai, Reinoldo, iniciou como sapateiro e seleiro, em 1939, em Encantado. Ele aprendeu o ofício de fazer calçados com um tio e, no início, abria a loja aos domingos, sempre antes da Missa, porque os colonos iam para a cidade nos domingos e as mulheres aproveitavam para medir os calçados. Uma semana depois, na missa seguinte, retiravam o produto. Esse calçado, que era uma sandália, na época se chamava Moreninha”, conta o filho e sócio-proprietário Edson.

 

Atento às mudanças do mercado, Reinoldo percebeu que seria mais mais fácil e lucrativo, comprar e revender calçados produzidos em fábricas. Desta forma, começou a oferecer mais opções e, com o tempo, incluiu confecções. Assim a Casa Bertozzi foi crescendo e há 21 anos abriu uma filial em Lajeado.

Edson acompanhou grande parte destes avanços. “Desde os 10 anos eu já gostava do ofício. Ia na aula de manhã e de tarde ficava na loja. É uma coisa que está no sangue. Até lembro que meu pai dizia para os amigos, que eu iria para Porto Alegre estudar, mas quando eu ouvia, logo comentava que ficaria na loja porque gostava de fazer isso”, recorda. “Outro fato marcante era quando eu estudava no primeiro grau e meu pai pedia que eu fosse com ele comprar calçados. Eu faltava na escola e ia feliz”, comenta.

Edson comanda a loja de Lajeado e seu irmão lidera a unidade de Encantado. Para ele, valorizar estas oito décadas é respeitar o legado da família. “É uma história bonita que eu gosto de resgatar. Até fiz uma réplica da primeira loja e coloquei junto a ela, várias outras lembranças para deixar para posteridade. É uma história que deixo para a comunidade”, relata Edson.

Texto: Elisangela Favaretto

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui