Casal de Forqueta Baixa, em Arroio do Meio, é um reflexo das famílias do Vale do Taquari

Apesar de aposentados, seus planos são de parar de trabalhar somente daqui há dez anos


1
Adeli Pedro Barkerk (58) e Reini Graeff Barkerk (59) (Foto: Joel Alves)

Natural de Nova Santa Cruz, Santa Clara do Sul, Adeli Pedro Barkerk (58) começou a trabalhar na agricultura, ajudando seus pais até os 20 anos. Depois de casado se mudou para a localidade de Forqueta Baixa, Arroio do Meio, passando a trabalhar com manutenção de pequenos motores e motores estacionários em Lajeado.

Apesar de se aposentar aos 50 anos, Adeli Barkerk não apenas continuou suas atividades como comprou junto com seu filho e um sócio a empresa em que trabalhava.


ouça a reportagem


 

Sua rotina diária começa às 5h30, quando ajuda sua esposa, Reini Graeff Barkerk (59) a tirar leite das 20 vacas que o casal possui. “Levanto, ligo o rádio na Independente e preparo o café. Depois de tirar o leite, faço as coisas da casa enquanto o Pedro vai para Lajeado”, fala Reini.

Apesar de fazer apenas um curso em motores, Adeli Pedro Barkerk é um dos mecânicos mais reconhecidos em motores estacionários da região. “Penso em trabalhar mais uns dez anos pra ajudar o meu filho, depois vou ficar por casa”, salienta Barkerk.

O casal possui dois filhos, que também ajudam nos afazeres da propriedade de 15 hectares.

Texto: Joel Alves

1 comentário

  1. Muito bacana a reportagem. Parabéns por divulgarem o trabalho desse casal que representa uma classe muito trabalhadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui