Casal lajeadense percorre 12 estados brasileiros em 150 dias dentro de motorhome

O veículo tem cerca de 7 metros quadrados e está estruturado com cama, fogão, geladeira, banheiro com chuveiro e autonomia de energia com placa solar


0
Foto: Gabriela Hautrive

No Redação no Ar desta quinta-feira (17), o casal lajeadense Liane e Wilson Paaschen compartilhou detalhes, experiências e impressões após percorrerem 12 estados brasileiros em 150 dias dentro de um motorhome. O veículo tem cerca de 7 metros quadrados e está estruturado com cama, fogão, geladeira, banheiro com chuveiro e autonomia de energia com placa solar.

Ela é professora aposentada e ele, optometrista. Conforme o casal, foram anos de planejamento até conseguirem sair por mais tempo para uma grande viagem pelo país. O trajeto foi iniciado em outubro de 2021. Eles passaram pelo oeste do Paraná, no Centro-Oeste e partiram com destino ao Pará, no Norte do país, cruzaram estados do Nordeste, curtiram paisagens do litoral e passaram também pelo Sudeste.

Para Liane e Wilson, foram descobertas incríveis. “Cada estado é um outro país”, ela afirma. Ambos exaltam a receptividade do brasileiro por onde passaram. “Foi uma experiência fascinante”, destaca Wilson.

A abundância de recursos naturais e a riqueza de produção, com destaque para o nível de desenvolvimento do agronegócio brasileiro, chamou a atenção positivamente. Por outro lado, não passaram despercebidos problemas de qualidade de ensino, em matéria de leitura e cálculo, principalmente para ela, que é do ramo da educação.

VÍDEO: Conheça o motorhome por dentro

 

O casal reconhece que quem faz viagens de motorhomes não tem estrutura de apoio ao estilo europeu. Porém, eles foram descobrindo estruturas para ficarem e pontos de apoio adequados no percurso. Eles ficaram em locais como postos e praças, sem intercorrências.

Há imprevistos ao se viajar de motorhome, que fazem parte. Entre eles, estradas de chão esburacadas, principalmente no Pará, na BR-163. Lá não é pedagiado e a infraestrutura é precária. Por outro lado, “São Paulo é outro país dentro do Brasil, tudo funciona”, ela afirma.

O sonho de ter um meio para viajar teve início em 1994, quando compraram um ônibus e o adaptaram. Depois, trocaram por um motorhome menor. E recentemente, adaptaram uma Sprinter por ser de um tamanho menor, compatível com as necessidades do casal. A estrutura interna foi preparada pelo filho do casal. No mercado, o valor depende do tamanho, do modelo e do que se quer dentro, podendo variar de R$ 100 a R$ 800 mil. “Existe para todos os bolsos e necessidades”, eles comentam.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui