Caso for viável e necessário, Lajeado fará aquisição de vacinas, afirma Marcelo Caumo

Segundo o chefe do Poder Executivo, o valor aproximado reservado para aquisição das doses contra a covid-19 é de R$ 1 milhão.


0
Prefeito de Lajeado Marcelo Caumo (Foto: Jonas de Siqueira)

O município de Lajeado recebeu 1.248 doses, do total de 4.240 da vacina CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, pelo Instituto Butantan, encaminhadas para a 16ª CRS. Em entrevista ao programa Redação no Ar desta quarta-feira (20), o prefeito Marcelo Caumo ressaltou a importância do início do processo de vacinação no município e no Vale do Taquari. “Se inicia uma caminhada esperançosa”, disse.

O gestor municipal espera que a chegada de novas remessas seja constante. Caumo explica que, na atualidade, o cenário de aquisição dos imunizantes, via Ministério da Saúde, é realizado de forma hierárquica. “A união detém a compra e manda as doses aos estados que distribuem para os municípios”, esclarece. “Caso seja viável e necessário estamos preparados para adquirir vacinas”, afirma o prefeito, salientando que a possibilidade ainda é incerta. Segundo ele, o valor aproximado reservado para aquisição das doses é de R$ 1 milhão.

Na noite de terça-feira (19), Lajeado vacinou os dois primeiros profissionais de saúde contra a Covid-19. Para o prefeito, após dez meses de enfrentamento à pandemia, o início da vacinação é uma forma de dar um novo ar de esperança para a população. O ato simbólico foi realizado no Posto de Saúde do Centro.

O chefe do Poder Executivo assegura que a aplicação das vacinas será constante. “A expectativa é que todas as doses sejam aplicadas em poucos dias”, discorre. Em paralelo, revela que na cidade o número de habitantes que realizam a imunização da vacina que protege contra os vírus Influenza H1N1 é em torno de 15 mil lajeadenses. “Se atingirmos esse patamar com a vacina contra Covid-19, será um número muito bom”, estima.

Ao final da entrevista, Marcelo Caumo reforçou a importância de seguir com o distanciamento social, evitando aglomerações, uso de máscaras, respeitando as medidas de segurança e higiene. “Vamos seguir nesse cenário de melhoria e controle”, frisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui