Caverna de 1,8 milhão de anos na África é o lar mais antigo já descoberto

Chamada de Wonderwerk, que significa milagre em africâner, a caverna fica localizada no deserto de Kalahari


0
Caverna Wonderwerk, que significa milagre, foi encontrada na África do Sul (Foto: Universidade de Toronto/Reprodução)

Pesquisadores localizaram na África do Sul uma caverna de 1,8 milhão de anos, o que a torna o lar mais antigo já descoberto. A teoria anterior era de que o local havia sido habitado há menos de um milhão de anos. Chamada de Wonderwerk, que significa milagre em africâner, a caverna fica localizada no deserto de Kalahari.

O resultado da descoberta foi apresentado em um artigo, publicado em 9 de abril deste ano pelo periódico científico Quaternary Science Reviews.

Wonderwerk possui vestígios dos primeiros sinais de uso de ferramentas básicas de pedra dentro de uma caverna, tornando a primeira da história a registrar tal feito. As descobertas foram obtidas através de análise laboratorial para investigar camadas de sedimentos e outros aspectos da caverna que ajudaram a determinar há quanto tempo ela era habitada por seres humanos.

A caverna consiste em um túnel de 140 metros de comprimento. As escavações no local começaram na década de 1970 e terminaram na década de 1990. Desde 2004, os pesquisadores da Universidade de Boston retomaram as escavações no sítio arqueológico.

Fonte: UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui