Ceias de Natal pelo mundo: os diferentes pratos típicos de oito países

Confira uma receita especial de salpicão de Natal com o médico e gourmet Marcos Frank


0
Foto: Pexels / Ilustrativa

Peru

O peru é o prato principal da ceia peruana, servido tradicionalmente com arroz e salada de repolho com maçã. Entretanto, a tradição culinária mais tradicional do Peru é servir o panetone com chocolate quente depois da meia-noite e no café da manhã natalino.

França

Os franceses gostam de investir bastante na ceia de Natal: caviar, foie gras, lagosta, ostras e champanhe costumam estar presentes na ceia de Natal da França. Além do peru assado, é comum o prato principal ser cabrito, pato ou ganso assados. De todas as receitas, entretanto, a que não pode faltar é o bolo tronco, o bûche de Noël, que é uma espécie de rocambole de chocolate com cobertura e decorado, parecendo o tronco de uma árvore.O bolo tronco é uma receita tradicional do Natal francês

Medico e gourmet Marcos Frank fala sobre culinária nas sextas-feiras no quadro “Direto Ao Ponto” (Foto: Divulgação)

Japão

Apesar de não ser um país cristão, os japoneses celebram o Natal e possuem suas tradições para comemorar em família e amigos. É muito comum, entretanto, que a ceia de Natal seja feita em restaurantes no Japão e o prato principal é frango frito, servido com salada e purê de batatas. Na hora da sobremesa, não pode faltar para os japoneses o tradicional bolo de Natal, que é um bolo simples feito com chantili e morangos, além do Wagashi, que é um doce típico japonês.

África do Sul

Na África do Sul, a ceia de Natal é celebrada ao ar livre, geralmente na praia. É comum serem servidos peru ou pato assados, sendo acompanhados de molhos ou recheios feitos com frutas, castanhas e especiarias. Além disso, serve-se também carne de cordeiro, arroz com especiarias, legumes, frutas e, para sobremesa, o tradicional malva pudding, que é um bolo cremoso feito com damasco, caramelo e baunilha.

Rússia

Na Rússia, o Natal é celebrado dia 7 de janeiro porque eles seguem um calendário diferente. Na hora da ceia, além da vodca, que não pode faltar, é servido o tradicional zakuski, que é um prato à base de peixe bem temperado e servido com molho, podendo ser feito com salmão, sardinha e caviar. Além disso, são servidos bolos, tortas, pastéis de carne e o kutya, prato tradicional feito com grãos de trigo, frutas secas e castanhas.

Argentina

Churrasco é a principal escolha dos argentinos para ceia: ele é servido com saladas variadas, tomates recheados, além de peru e porco assados. O prato principal, entretanto, é o tradicional vité toné, que é carne de vitela fatiada bem fina servida com um molho de atum e alcaparras. Na hora da sobremesa, serve-se panetone e a clássica chocotorta argentina, que é parecida com o pavê brasileiro.

Austrália

Devido ao clima quente, os australianos comemoram o Natal com um churrasco de camarões, carne bovina, cordeiro e frango. Para acompanhar, são servidas saladas refrescantes, molhos e frutas. Na hora da sobremesa, a pavlova aparece em vários sabores diferentes, além do sorvete e diferentes tipos de pudim. Bolos leves, de massa folhada e com frutas, também são servidos.

Itália

Por ser um país de muitas tradições culinárias, a ceia natalina dos italianos pode ser diferente de região para região, mas existem pratos muito comuns como a sopa de capelletti e os frutos do mar como polvo, lula, camarões e mariscos, sempre acompanhados de uma boa massa e salada. Não pode faltar um bom espumante e, para a sobremesa, o panetone, o torrone e o pandoro, conhecido como bolo de NataL.

Salpicão de Natal

Ingredientes

– 1 kg de peito de frango desfiado
– 1 xícara de maionese
– 1 xícara de creme de leite
– 1 cebola grande ralada
– 1 pimentão vermelho em tirinha
– 1 pimentão verde em tirinha
– 01 cenoura grande ralada
– Salsinha picada
– 50g de uvas passa
– 50 g de nozes picadas
– 200g de queijo mussarela
– 200g de presunto defumado
– 100g de azeitona
– 02 maçãs verdes em tirinhas

Modo de preparo

Em uma vasilha, misturar a maionese com o creme de leite e acrescentar cebola, pimentões, cenoura, maçãs, uvas passa, nozes e salsinha. Misturar bem. Por último, acrescentar o frango desfiado. Decorar com batata palha e servir. O prato não vai ao forno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui