Cemitérios católicos de Lajeado realizam programação especial nesta segunda-feira

No Dia de Finados, locais recebem famílias e amigos de entes queridos e celebram missas.


0
Celebração foi realizada na manhã desta segunda-feira (2) no cemitério católico do Bairro Florestal (Foto: Gabriela Hautrive)

Os três cemitérios católicos em Lajeado, nos bairros Florestal, Hidráulica e Jardim do Cedro, realizam programações diferentes para lembrar o dia de finados nesta segunda-feira (2). Além da presença de familiares e amigos de entes queridos, as igrejas católicas da cidade celebraram missas e seguiram em procissão até os locais. Conforme o presidente da Associação dos Cemitérios Católicos de Lajeado, Vital Rezner, os locais foram organizados para receber o público na tradicional data. Conforme Rezner, não foi passado nenhum protocolo específico para os cemitérios em função da pandemia, mas medidas de higiene e proteção estão sendo seguidas.


ouça a reportagem

 


“Tivemos apenas uma reclamação, mas nada mais grave, tudo ocorrendo bem, pessoal usando máscara, respeitando o distanciamento”, ressalta. No momento da celebração, realizada no cemitério católico do Bairro Florestal, entorno de 50 pessoas estavam presentes, número inferior a outros anos, segundo o presidente. “Eu cálculo que ano passado deveria ter umas cem pessoas, e hoje as pessoas ficaram mais por perto das sepulturas, é um ano atípico.”

Presidente da Associação dos Cemitérios Católicos de Lajeado, Vital Rezner (Foto: Gabriela Hautrive)

Além da programação ao longo do dia, também foram realizados atendimentos diferentes durante a semana. “Fizemos plantão para atender o pessoal, os que não localizam os túmulos nós ajudamos por meio de um sistema eletrônico”, explica.

Além das ações no Bairro Florestal, no cemitério do Hidráulica, por volta das 9h30, os ministros fizeram visitas às sepulturas. “Quem quiser vir é tranquilo, usando máscara e obedecendo os protocolos não tem problema. Alguns não usam, mas fica na consciência de cada um, pedimos para que usem, mas não podemos obrigar ninguém”, destaca Rezner.

Registro de público foi menor neste ano por conta da pandemia (Foto: Gabriela Hautrive)

Dia de Finados

Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.

No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade Odilo de Cluny, em 998, pedia aos monges que orassem pelos mortos.

Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1º de novembro é a Festa de Todos os Santos.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui