Censo 2022: existem mais vagas do que inscritos para o cargo de recenseador em Lajeado

Inscrições foram prorrogadas; saiba os detalhes da seleção


0
Foto: Reprodução

Foram prorrogadas as inscrições para trabalhar no Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os interessados nas vagas de recenseadores e agentes podem se inscrever até o dia 21 de janeiro.

Coordenador Censitário do IBGE Subárea de Lajeado, Luan Felipe Bernardi (Foto: Jonas de Siqueira)

Segundo o coordenador Censitário do IBGE Subárea de Lajeado, Luan Felipe Bernardi, existem mais vagas do que inscritos para o cargo de para o cargo de mais vagas do que inscritos vagas de recenseador recenseador. Em Lajeado, são 83 vagas para recenseadores, 12 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) e uma vaga para Agente Censitário de Administração e Informática (ACAI). É permitido que o candidato realize as duas provas, pois são em turnos diferentes.

A remuneração do cargo é por produção. Bernardi explica que a atividade recenseador pode ser conciliada com outro emprego remunerado, pois existe a possibilidade do trabalhador adaptar seu horário. Segundo ele, dependendo da quantidade de questionários aplicados, o salário pode ser superior aos de outros cargos disponíveis. Há um simulador de salário disponível no site: censo2022.ibge.gov.br.

No que diz respeito à área de atuação dos recenseadores, o coordenador Censitário do IBGE Subárea de Lajeado explica que os 27 bairros de Lajeado são divididos em setores e cada um fica responsável por um setor. “Seguindo as normas de condutas e percurso o agente é orientado a não repetir ou deixar faltar nenhuma residência”, diz.

A idade mínima para se candidatar é 18 anos. Para vaga de agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor é preciso ter ensino fundamental completo. As inscrições para todos os cargos agora poderão ser realizadas no site ou na sede do IBGE em Lajeado. O valor da inscrição é de R$ 57,50. Em caso de dúvidas o candidato pode contatar pelo fone (51) 3714-2363.

Foto: IBGE / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui