Centelha do Fogo Simbólico da Pátria chega ao Vale do Taquari

Cerimônias de recepção foram realizadas na manhã desta segunda-feira (16), em Estrela e Lajeado


0
Chama foi acessa no Corpo de Bombeiros de Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

Iniciando as comemorações cívicas alusivas à Semana da Pátria em 2021, o Vale do Taquari, representado pelos municípios de Lajeado e Estrela, recebeu nesta segunda-feira (16) a Centelha da 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria 2021. A chama foi levada pelo grupo liderado pelo representante da Liga da Defesa Nacional, coronel Ataíde Moraes Rodrigues, que além da região, vai passar por 30 cidades do Estado.


ouça a reportagem

 


Em Estrela, o fogo chegou por volta das 10h45 em frente ao prédio principal da Prefeitura. O objetivo da ação é manter a tradição gaúcha dos festejos locais em razão do Dia da Independência do Brasil.

Já em Lajeado, o ato ocorreu no quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na Rua Nicolau Junges, no Bairro Montanha. O símbolo foi recepcionado na Avenida Senador Alberto Pasqualini, junto ao Monumento do Imigrante, e seguiu percorrendo outras ruas da cidade — a Avenida Senador Alberto Pasqualini, Avenida Benjamin Constant, Rua Silva Jardim, Rua Júlio de Castilhos, Benjamin Constant e Rua Nicolau Junges — até chegar ao quartel do Corpo de Bombeiros, onde aconteceu a cerimônia oficial.

Conforme o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatteli, é uma alegria e satisfação muito grande para o município receber o fogo simbólico. “O calor da chama do fogo simbólico. Ele representa, ele transmite uma mensagem de preservação do patriotismo, de civismo, e essas pessoas querem mostrar a todo o povo gaúcho esses valores que são muito importantes, que são as nossas tradições”, relata.

O representante da Liga da Defesa Nacional, coronel Ataíde Moraes Rodrigues, ressaltou a admiração que possui pela comunidade local e citou um trecho do hino da cidade para homenagear todos os lajeadenses. “Lajeado, neste Vale abençoado onde brota a ametista, o alimento e a voz do artista. Capita, chamam a ti, desde chão rico e formoso: Vale fértil Taquari, rio profundo e caudaloso.”

A chama do fogo simbólico ficará no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado até o dia 9 de setembro, o que para o 1º tenente da corporação, Fausto Gusmão Althaus, é um ato de extrema representatividade. “Nós somos uma instituição regrada a atos cívicos. Então, é muito importante ter justamente no nosso quartel a chama e poder representar o município, passando depois também para outras instituições”, relata.

Evento em Lajeado foi finalizado no Corpo de Bombeiros, após percorrer as ruas da cidade (Foto: Gabriela Hautrive)

A corrida do Fogo Simbólico acontece tradicionalmente há 84 anos no Rio Grande do Sul. Em 2021, os temas nacional e regional foram mantidos iguais aos abordados em 2020. O tema nacional do evento é o Hino Nacional Brasileiro, e o tema regional é a participação dos gaúchos na 2° Guerra Mundial. Depois de Lajeado, o grupo da Liga da Defesa Nacional segue levando o fogo simbólico para Guaporé e outros municípios do Estado.

Chegada do fogo simbólico em Venâncio Aires

O município de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, também recebeu na manhã desta segunda-feira (16) a 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que trouxe à Capital do Chimarrão, a centelha do Fogo Simbólico, marcando o início da contagem regressiva para a Semana da Pátria. O prefeito Jarbas da Rosa recebeu a Liga Defesa Nacional que trouxe a Centelha e destacou a importância do tema proposto, ao sugerir reflexões sobre a valorização aos profissionais que foram verdadeiros heróis neste tempo de pandemia, mantendo-se na linha de frente.

“Já parabenizei a Secretaria de Educação pela escolha do tema, porque tem tudo a ver com este momento de superação que passamos e muito disso, é graças a profissionais da saúde e da segurança pública, que não saíram da linha de frente e da educação que precisaram se reinventar de uma hora para outra”, destacou Jarbas. Após a cerimônia que teve também o hasteamento das bandeiras, o Fogo Simbólico foi deslocado até o Corpo de Bombeiros onde fica até o Dia da Independência.

VÍDEO: Chegada do fogo simbólico em Lajeado na manhã desta segunda

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui