Central completa 35 anos de atuação em Lajeado

Cerca de 60% dos pacientes que procuram o espaço atualmente têm dependência química, e os demais em função de problemas com alcoolismo


0
Foto: Divulgação

O Centro Regional de Tratamento e Recuperação do Alcoolismo (Central) está completando 35 anos de atuação em Lajeado nesta segunda-feira (10). Atualmente a clínica conta com um quadro de 21 profissionais, entre clínicos geral, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, monitores e consultores. De acordo com o administrador da casa, Ademir Becker, são técnicos que passam por capacitações constantes porque cada vez entram drogas diferentes e mais pesadas no mercado.

Hoje, a Central tem 53 pacientes internados. Cerca de 60% deles têm dependência química, e os demais estão lá em função de problemas com alcoolismo. O administrador relata que atualmente este é o cenário. Há pouco mais de uma década, Becker lembra que o quadro chegava a 70% de pacientes que procuravam o espaço em função de bebidas alcoólicas.


ouça a entrevista

 


 

Conforme o gestor, as drogas que mais têm levado à clínica são maconha, cocaína, LSD ecstasy ou drogas injetáveis. “Nos últimos anos, a droga mais devastadora, que tem deixado as pessoas mais devastadas, é o crack, observa. O perfil dos usuários é cada vez mais jovem, percebe o administrador. “Infelizmente, a dependência química está tomando conta da sociedade”, lamenta.

Ademir Becker, administrador da Central (Foto: Tiago Silva)

Em cima dessa nova realidade, Ademir Becker explica que a Central teve que se reinventar em sua atuação.

De acordo com ele, depende muito da pessoa querer se ajudar no tratamento. “A Central ajuda em 50%. Os outros 50% a pessoa tem que se ajudar e colaborar”, ressalta. “Se as pessoas acatarem aquilo que lhes é dito, eu tenho certeza que vai dar certo”, afirma.

Becker explica que o tratamento que é dado depende do perfil de cada paciente, conforme avaliação da equipe técnica. De acordo com o gestor, o índice de recuperação fica entre 25% e 30%. “É um número muito grande. São três famílias a menos, que não vão sofrer”, estima, a cada dez internados.

Saiba mais

O Centro Regional de Tratamento e Recuperação de Alcoolismo fica localizado na Rua Bento Rosa, 2169, no Bairro Alto do Parque, em Lajeado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui