Centro Municipal de Educação de Poço das Antas participa da 3ª Edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Neste ano atividades são voltadas à Educação Patrimonial


0
Foto: Divulgação

O Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Poço das Antas está promovendo atividades vinculadas à 3ª Edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, data comemorativa em que a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) convida os municípios gaúchos, instituições e coletivos governamentais e não governamentais, gestores e produtores da cultura para desenvolverem ações voltadas ao reconhecimento, sensibilização, valorização e preservação do patrimônio cultural.

O patrimônio cultural pode ser definido como um conjunto de saberes e manifestações de uma comunidade, que lhes confere traços identitários próprios. A memória coletiva de um povo pode ser identificada em lugares, objetos, festas, receitas culinárias, saberes medicinais tradicionais, entre outras representações que carregam significados das formas de viver, constituindo sua cultura. Sendo assim, no intuito de envolver a comunidade no reconhecimento e valorização dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimônio cultural, a temática do 3º Dia Estadual do Patrimônio é a Educação Patrimonial.

Para tanto, no mês de agosto, a instituição escolar de Poço das Antas quer resgatar, junto às famílias das crianças, suas “Memórias Educacionais”, ou seja, fotos e lembranças do tempo de escola que fazem parte da história dos alunos e de seus familiares, bem como de materiais relacionados à educação, como livros didáticos, cadernos, lousas, mesas escolares, máquinas de escrever, mimeógrafos, boletins, entre outros.

As fotos e materiais devem ser identificados pela família e farão parte de uma exposição no espaço coberto da escola, que terá visitação aberta para as crianças da educação infantil, profissionais da escola e pais, tomando todas as medidas necessárias para este momento de pandemia. Registros dos materiais recolhidos para a exposição também serão publicadas no blog da escola, bem como será realizada a divulgação nas redes sociais e veículos de comunicação da região.

Além da exposição, a escola também está promovendo e despertando memórias educacionais nos alunos a partir da confecção de Lembranças Escolares, com fotos em cenário padrão e posterior impressão e montagem que servirá de recordação desse período em suas vidas, tal qual se tinha o hábito de fazer antigamente. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui