Cerca de 1,6 mil alunos de educação infantil da rede pública de Lajeado podem voltar a partir de 1º de outubro

“O retorno é de livre-escolha da família”, reforça a secretária de Educação de Lajeado, Vera Plein.


0
Foto: Rodrigo Gallas

Cerca de 1,6 mil alunos da Educação Infantil na fase de pré-escola (4 e 5 anos) podem voltar às aulas em Lajeado a partir de 1º de outubro, na rede municipal de ensino. O retorno às escolas é optativo pelas famílias, em função da pandemia de coronavírus. “O retorno é de livre-escolha da família”, reforça a secretária de Educação de Lajeado, Vera Plein. Já a rede privada de ensino foi autorizada a reabrir as portas para os alunos a partir da próxima terça-feira (15).


ouça a entrevista

 


 

As instituições de ensino terão que respeitar uma série de protocolos de segurança sanitária. “As escolas também estão se adaptando a essa realidade. Elas têm que seguir todo um protocolo. Sempre lembrando que a capacidade é de 50% por sala, e tem que observar o distanciamento, que é um metro e meio de máscara e dois metros sem máscara”, detalha Vera.

Conforme ela, o município optou por “respeitar o calendário definido pelo governo do estado”. Porém, a Prefeitura de Lajeado deixou para um outro momento as aulas para crianças de zero a 3 anos de idade. Para a secretária Vera Plein, os alunos em fase de pré-escola “têm maior entendimento e precisam desse convívio em sala de aula, porque eles logo vão para a educação fundamental”.

“Desde o início dessa pandemia, o município de Lajeado tem adotado dentro de sua conduta uma situação bem técnica, todos os protocolos que o município tem seguido são protocolos específicos do governo do estado e também por parte do comitê gestor de Lajeado”, explica o assessor jurídico da Prefeitura de Lajeado, Natanael dos Santos, sobre os critérios.

Como será o atendimento nas escolas municipais:

– Apenas crianças de 4 e 5 anos serão atendidas nesta etapa de retomada das atividades.
– Não há, neste momento, previsão para a retomada das aulas presenciais para crianças de zero a 3 anos.
– A presença não será obrigatória. Se a família preferir, poderá manter a criança em casa, sem perda da vaga da matrícula.
– O atendimento será em turno reduzido para que seja possível avaliar o impacto das atividades presenciais neste período inicial.
– Cada escola deverá seguir protocolos rígidos exigidos pelo governo do Estado.
– As famílias serão avisadas com antecedência sobre como se dará a retomada, os protocolos a serem seguidos e outras informações relevantes.

Calendário apresentado pelo Governo do Estado:

  • 8 ou 15/09 – Podem iniciar atividades presenciais a Educação Infantil
  • 21/09 – Podem iniciar atividades presenciais os ensinos Superior e Médio
  • 28/10 – Podem iniciar atividades presenciais os Anos Finais do Ensino Fundamental
  • 12/11 – Podem iniciar atividades presenciais os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Calendário do município de Lajeado:

  • 15/09 – Podem iniciar atividades presenciais as escolas de educação infantil da rede privada (qualquer idade)
  • 1º/10 – Podem iniciar atividades presenciais as escolas de educação infantil da rede pública, mas apenas para crianças de 4 e 5 anos (atendimento obrigatório).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui