Cerca de 200 pessoas se manifestam contra Bolsonaro e pedem vacina, em Lajeado

Ato ocorreu no Parque dos Dick na tarde deste sábado


5
Cerca de 200 pessoas se manifestam contra Bolsonaro em Lajeado (Foto: Ricardo Sander)

A tarde desta sábado (29) foi marcada por manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro e a favor de vacinas contra a Covid-19, em Lajeado. Assim como em diversas cidades do país, vários cartazes dos cerca de 200 manifestantes presentes pediam o afastamento do presidente do cargo e utilizam adjetivos pejorativos ao governante nacional, além de querer um maior engajamento na busca pelo imunizante. A mobilização ocorreu entre 15h e 17h na Rua Santos Filho no estacionamento do Parque Professor Theobaldo Dick, no Centro de Lajeado, exatamente quatro semanas após manifestação favorável ao presidente.

Muitos cartazes pediam vacina contra a Covid-19 (Foto: Ricardo Sander)

As pessoas não ficaram em espaços demarcados como era informado na página do Instagram @forabolsonarolajeado, onde o evento foi organizado, mas utilizavam máscaras e disponibilizam álcool em gel. Durante o encontro foi observado um minuto de silêncio em respeito às vidas perdidas para o coronavírus. O ato teve homenagem aos profissionais da saúde que estão na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus e várias canções e palavras de repúdio ao presidente foram proferidas, inclusive com a utilização de um microfone e caixa de som.

Manifestantes prestaram um minuto de silêncio às vítimas da Covid-19

Vídeo: Ricardo Sander

Os manifestantes ficaram dos dois lados da rua e em diversos momentos pessoas passaram de carro buzinando em apoio ao movimento. A maioria das pessoas presentes não quis se manifestar publicamente e dizia que o ato era de todos e não tinha uma organização.

Gritos de “fora Bolsonaro” foram constantes

Vídeo: Ricardo Sander

Caixa de som serviu para amplificar canções e manifestações

Vídeo: Ricardo Sander

 

Um dos protestantes foi o fisioterapeuta, professor e servidor público, Glademir Schwingel, ex-secretário da Saúde de Lajeado, que disse entender a mobilização como necessária para mostrar o descontentamento em relação ao governo. “O governo federal tem uma linha ideológica bem pautada, apesar de dizer que governa sem ideologia, é muito ao contrário disto. E a população brasileira que não está satisfeita com isto tem que se manifestar. Temos um grupo representativo aqui. Sabemos que poderia ter muito mais gente, sabemos que tem muito mais gente descontente, mas é antes de mais nada um grito de que o Brasil precisa de um outro rumo em defesa da população, principalmente a população mais excluída deste país” ressalta.

Gledmir Schwingel protestou na tarde do sábado (Foto: Ricardo Sander)

Schwingel se mostrou preocupado com a área da saúde. “É um movimento de energia, um movimento de resistência, que foi criado por um coletivo, um grupo de pessoas jovens. Estou aqui muito mais do que participante do que organizador. Não sou organizador, vim protestar pelas inúmeras coisas que tem acontecido neste país no estado, na região, no município, enfim, que é a luta da vacina pra todos. Todos sabemos que ainda temos um percentual muito pequeno de pessoas vacinadas e isso tem custado vidas. É um grito que tem aparecido muito aqui”, cita.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br


5 Comentários

  1. povo sem noção mesmo, agora podem esperar nas 2 próximas semanas o crescer das internações dos hospitais e as mortes pela pura falta de noção desse povo que se acha que vai dar em uma coisa se manifestar pelas ruas no pais a fora, aí vão chorar as mortes dos entes queridos e vão por a mão na consciência e ver oque fizeram nas ruas e pensar pra si mesmo, por que não fiquei em casa nesse dia de protesto, o povo sabe que isso não dá em nada e tem que tomar mesmo no nosso, mas um dia vai ser no deles…………, em vez de ficar em casa vão fazer baderna nas ruas, isto é incrível do nosso povo sem noção

  2. O cérebro é o órgão mais fantástico do ser humano. Ele trabalha 24 horas, 365 dias, desde o nascimento, até você virar esquerdista.

    • Voce nem sabe o que significa esquerda e direita, deve ser mais um pobre de direita ( o que não existe) pesquise e entenderá!

  3. Participei do ato!

    Quando o presidente é mais perigoso que o vírus, temos que ir para as ruas. Esse GENOCIDA deixou faltar vacina para todes. E agora, cabe ao povo fazer pedir o impeachment deste fascista.

    Lembrando que foi um ato supra partidário, mantivemos distanciamento social e que preferimos virar jacaré do que gado.

    Aliás, cansamos de “cidadão de bem” moralista.

  4. Concordo o cerebro humano e uma coisa fantástica… Pelo jeito nao e so do esquerdista que nao funciona, podemos colocar O pessoal da situação no mesmo barco, pois para concordar com um desgoverno desse que nao tem competência e é displicente etc. Deve ter algum problema..

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui