Cerca de 70 cavaleiros conduzem chama crioula até o Acampamento Farroupilha de Teutônia

Abertura da Semana Farroupilha contou com homenagem ao bicentenário de Anita Garibaldi


0
Foto: Divulgação

Neste sábado (11) cerca de 70 cavalarianos, entre peões e prendas, conduziram a centelha da chama crioula ao Acampamento para abertura oficial da Semana Farroupilha, no Centro Administrativo Municipal. Os cavaleiros do CTG Rincão das Coxilhas, Piquete Rancho da Amizade e Piquete Rancho Campeiro, foram quem buscaram a centelha na cidade de Encantado, aos pés do Cristo Protetor, em cerimônia realizada no dia 4, e a conduziram à Teutônia.

Uma homenagem foi prestada às prendas Carolina Brackmann, Lara Muller Dahmer, Eduarda Sabrina Wommer e Laise Gonçalves Doebber, do Piquete Rancho da Amizade, Kauane Schmitt, do CTG Rincão das Coxilhas, e Isabel Helena Becker Medeiros, do Piquete Rancho Campeiro, que representaram as Anitas de Teutônia na busca e condução da centelha, em uma homenagem aos 200 anos de Anita Garibaldi. A vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, também participou como Anita de Teutônia no momento do acendimento da chama crioula no município.

Foto: Divulgação

Neste ano, em função da pandemia, a fim de garantir a segurança do público, a comissão organizadora do evento decidiu não promover shows e apresentações musicais, com intuito de evitar aglomerações. O objetivo é promover a semana e o acampamento farroupilha para incentivar o movimento tradicionalista e para manter acesa a chama da cultura e tradição gaúcha, além de oportunizar um momento de interação entre as pessoas.

No local serão realizadas algumas apresentações artísticas dos CTGs Rincão das Coxilhas e Porteira dos Pampas, assim como, algumas atividades promovidas entre os piquetes. Também haverá visitação das escolas ao acampamento, que ocorrerá com duração de 30 minutos por turma, mediante agendamento realizado pela secretaria de educação.

Foto: Divulgação

Desfile Farroupilha

O tradicional Desfile Farroupilha ocorrerá no dia 20 de setembro, a partir das 9h30, somente com a participação de cavalarianos. Essa definição ocorreu em função dos protocolos estabelecidos pelo COE Estadual, repassado às entidades ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O trajeto a ser percorrido inicia na Rua Arthur Pilz, seguindo pela Rua Pedro Schneider, Rua 25 de julho, Rua Evaldo Hilgemann, Rua Fernando Ferrari, Avenida 1 Leste seguindo até o Centro Administrativo Municipal, momento em que as entidades receberão um troféu de participação e o desfile será encerrado.

O 5º Acampamento Farroupilha é uma realização da Prefeitura Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o CTG Rincão das Coxilhas. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui