Cerca de 700 pessoas receberam a 2ª dose da CoronaVac nesta quinta-feira, em Estrela

Nova etapa ocorre neste sábado (22) e agenda prossegue na próxima semana


0
Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

A programação da vacinação contra a Covid-19 segue em Estrela. Com a chegada de novas doses da vacina CoronaVac ao Estado e a consequente distribuição ao interior, Estrela pôde dar sequência ao seu plano de imunização. Etapas foram realizadas nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21) e outra já está programada para este sábado (22).

O início da próxima semana também tem sessões agendadas, que como de costume ocorrem em seu tradicional formato, local e horário: drive-thru, no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h. Até então, são 8.641 estrelenses vacinados com a primeira dose (D1) e 5.025 com a dose dois (D2).

Na quinta-feira (20), feriado municipal alusivo às comemorações dos 145 anos de emancipação política de Estrela, também foi reservada à aplicação da D2 da CoronaVac a pessoas que estavam em atraso em razão da falta de doses. Entre essas aquelas que receberam a primeira dose antes de 21 de abril.

Ao todo, 702 pessoas foram ao Parque Princesa do Vale receber a complementação. A este específico público, outra etapa está pré-agendada para a próxima sexta-feira (28), então para o restante das pessoas que está com a segunda dose da CoronaVac em atraso.

Três meses

Nesta sexta (21) foi dada sequência à aplicação da D2, mas então para quem recebeu a vacina da AstraZeneca, passados os 90 dias do prazo exigido. O público-alvo foram os idosos com 80 anos ou mais. Cem pessoas foram imunizadas ao todo.

Já no sábado (22), segunda (24) e terça-feira (25) a D2 da AstraZeneca será para quem tem 78 anos ou mais. Nesse sentido, a equipe da saúde faz uma ressalva para que os cidadãos respeitem a data que consta na carteira cedida na ocasião da realização da D1, há três meses.

Primeira dose

Na quarta-feira (26) será retomada a aplicação da D1. Esta será dedicada a pessoas com 18 anos ou mais que tenham Síndrome de Down; esteja vivendo com HIV/Aids; tenham comorbidades ou deficiência permanente. Entre as exigências está a de apresentar receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade (com CID, especificada a patologia); comprovante de residência; documento de identidade com CPF. As pessoas com deficiência permanente estão condicionadas à apresentação de comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pessoas com mais de 60 anos de idade, independente de terem ou não comorbidades, que ainda não realizaram a primeira dose, podem comparecer sempre.

Quem for a pé ao parque deve chegar a partir das 9h e manter o distanciamento na fila. A todos é exigido que utilizem máscaras e levem documento oficial com foto e a carteira de vacinação entregue na ocasião da aplicação da primeira dose (D1). A iniciativa de arrecadação de alimentos também continua ocorrendo no local com os voluntários do Lions de Estrela, que desde o início da campanha têm colaborado para o sucesso da vacinação em Estrela, que possui um dos melhores índices do Estado. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui