Cerca de 75 alunos da Educação Infantil de Santa Clara do Sul retomam aulas presenciais

Retorno acontece nesta segunda-feira (5), conforme calendário estadual. Crianças pertencem às escolas Pequeno Mundo, Professor Sereno Afonso Heisler e Gustavo Seidel.


0
Alunos da Emei Pequeno Mundo retornaram às salas de aulas na manhã desta segunda-(Foto: Gabriela Hautrive)

Segunda-feira, dia 5 de outubro de 2020, um marco importante para a educação em Santa Clara do Sul. Seguindo o cronograma estipulado pelo Governo do Estado, o município iniciou a retomada gradual das aulas presenciais. A proposta envolve 75 alunos da educação infantil, de 4 a 5 anos, em três educandários da cidade.

Na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Pequeno Mundo, voltaram 30 alunos, dos 60 que estão matriculados nessa faixa etária. Ao todo na escola são 270 estudantes. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Sereno Afonso Heisler, retornaram outros 35 que pertencem a educação infantil.

Dos dez, de um total de 17, também voltaram às aulas presenciais na Emef Gustavo Seidel, localizada no interior do município. O total de alunos na rede municipal é de 690, em cinco escolas, e uma estadual.

Secretária de Educação, Ana Paula Mallmann (e) e diretora da Emei Pequeno Mundo, Berenice Maristela Franz Schwertner (Foto: Gabriela Hautrive)

A secretária de Educação, Ana Paula Mallmann, relata que além de seguir todos os protocolos para garantir segurança dos alunos, professores e funcionários, o município também se preocupou em contribuir com a organização da rotina de cada família. “Estabelecemos um cronograma de retorno com a data de hoje e também com horários para que possibilite os pais a trazer os alunos, para ser algo bom e não desconfortável. Eles podem trazer as crianças a partir de 6h45 e retira-las ao meio-dia”, explica.

O principal objetivo da retomada, conforme a secretária, é proporcionar o convívio social para os alunos. “Essa relação, entre as crianças e os professores, é muito importante. Não podemos nos afastar das famílias, preciso que eles continuem com esse vínculo”, pondera. A diretora da Emei Pequeno Mundo, Berenice Maristela Franz Schwertner, fala sobre a alegria e ansiedade em atender as crianças novamente.

“Os pais foram chegando com seus pequenos, foi muito tranquilo, tudo bem organizado. As crianças felizes, colocamos musica, enfeitamos a escola e tentamos recebe-los da melhor forma possível, e alegria estampada no olhinho deles, não tem explicação”, ressalta. Nesta segunda-feira, a Emei Pequeno Mundo recebeu seus alunos pela manhã, e na parte da tarde sede o prédio para a Emef Sereno Afonso Heisler, já que as escolas são próximas, e desta forma há tempo suficiente para fazer higienização dos espaços.

Como funciona

O limite máximo de atendimento nas escolas é de 50% da capacidade, com distanciamento entre os alunos, uso de máscara e álcool em gel, conforme protocolos estabelecidos pelo Estado e as orientações do Centro de Operações em Emergência (COE). Todos os professores, serventes e motoristas receberam capacitações. Também houve testagem dos profissionais para coronavírus, e os 60 que efetuaram o teste, entre professores e funcionários, testaram negativo.

Os demais alunos, que não vão de maneira presencial na escola, continuam recebendo atividades, que podem ser retiradas de forma física. Até então, desde maio, todos estavam tendo aulas remotas, mas por escolha da maioria das famílias, as tarefas serão retiradas somente na escola a partir de então.

Antes do retorno, foi realizada uma reunião, através da plataforma google meet, com toda comunidade escolar, pais, alunos e professores, para apresentar o protocolo de volta às aulas, dias, horários e melhor forma para adaptação de todos os envolvidos no processo de retomada. Santa Clara do Sul dá sequência ao calendário estadual e prevê a retomada dos anos finais (6º ao 9º ano) têm o retorno programado para 28 de outubro e os anos iniciais (1º ao 5º ano) para 12 de novembro.

Vale do Taquari

No Vale do Taquari, também retomaram aulas presenciais na educação infantil da rede municipal, as cidades de Lajeado, com cerca de 640 alunos na quinta-feira (1º).

Já nesta nesta segunda-feira, assim como Santa Clara, seguindo o calendário do estado, foi feita a retomada em Teutônia, com 46% das escolas neste primeiro dia, de um total de 725 alunos.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui