Cerca de 640 alunos da Educação Infantil retomam aulas presenciais em Lajeado

Retorno acontece nesta quinta-feira (1º) para alunos de 4 e 5 anos. Lajeado conta com 41 escolas municipais, 23 de Educação Infantil e 18 de Ensino Fundamental.


0
Alunos retornaram de forma presencial às escolas depois de 7 meses (Foto: Gabriela Hautrive)

Suspensas desde março, por conta da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais aos poucos estão sendo retomadas em Lajeado. Os primeiros a voltarem às salas de aulas foram os alunos da Educação Infantil da rede privada, no dia 15 de setembro, com crianças de 3 a 5 anos. Depois foi a vez dos estudantes do Ensino Médio, no último dia 21. Nesta quinta-feira, 1º de outubro, foi a vez das cerca de 640 crianças matriculadas na fase de pré-escola (4 e 5 anos) da rede pública municipal. Lajeado conta com 41 escolas municipais, 23 na Educação Infantil e 18 de Ensino Fundamental.


ouça a reportagem

 


A secretária de Educação de Lajeado, Vera Plein, acredita que o momento pede cautela. Foi realizada a sanitização dos espaços escolares e cerca de 1,3 mil profissionais serão submetidos à testagem de detecção de anticorpos do novo coronavírus. Para que seja uma volta segura e tranquila, na Emei Risque Rabisque, no Centro da cidade, os alunos seguiram todos os protocolos pré-estabelecidos, como explica a diretora, Dirlene Rech.

Coordenadora pedagógica, Ana Cristina Kich (e) e diretora da Emei Risque Rabisque, Dirlene Rech (Foto: Gabriela Hautrive)

“Recebemos as crianças da forma mais segura e mais carinhosa possível, fizemos uma recepção com todas as educadoras em frente a escola, e quando chegou o horário da aula, as crianças foram conduzidas até a porta de entrada da escola por seus familiares”, conta Dirlene. Eles fizeram aferição de temperatura, higienizaram pés e mãos. Segundo a coordenadora pedagógica, Ana Cristina Kich, além dos protocolos de higiene, existe toda uma preparação de logística e planejamento interno para receber as crianças. “Pensamos em uma acolhida mais carinhosa, mais afetiva, mesmo não podendo ter todo esse contato, mas com brincadeiras para recebe-los.”

Murais coloridos, dizeres de boas-vindas e corações colados nas roupas das professoras tornaram o momento mais atrativo e especial. “Todos estavam muito tranquilos, sabendo seguir os protocolos, se sentindo bem em estar, felizes, brincando e revendo os colegas”. A Emei Risque e Rabisque conta com um total de 187 alunos, sendo que 22 retornam para escola neste momento. “As crianças que não voltaram podem vir quando se sentirem a vontade e seguros para isso. No entanto, as famílias devem avisar a escola com antecedência de sete dias, assinar um terno e então poderão retornar”, explica a diretora.

Alunos foram recepcionados com cartazes de boas-vindas (Foto: Gabriela Hautrive)

Como não é obrigatório o regresso presencial. Os alunos que optarem por ficar em casa continuam com aulas remotas. Todas as escolas de Educação Infantil de Lajeado dividiram as turmas em dois grupos. Um deles terá aulas na terça e na quarta-feira, e o outro nas quintas e sextas-feiras. A segunda-feira fica para o planejamento das aulas. Antes do retorno, professores e servidores foram submetidos a testes para Covid-19.

Calendário de retorno das atividades em Lajeado:

  • 15/09 – Educação Infantil das escolas privadas – Em funcionamento
  • 21/09 – Ensinos Superior e Ensino Médio das escolas privadas (municipais não têm ensino Médio) – Em funcionamento
  • 1º/10 – Educação Infantil das escolas municipais (apenas para alunos de 4 a 5 anos)
  • 13/10 – Ensino Médio (escolas estaduais)
  • 28/10 – Anos Finais do Ensino Fundamental (todas as redes)
  • 12/11 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (todas as redes)

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui