Cerca é instalada nas câmaras mortuárias de Lajeado; há projeto para fechamento no entorno do local

Acesso junto à Rua Waldemar Ely estava aberto desde a queda de um muro em dezembro de 2020. Próximo passo será fechar todo o pátio com grades


0
Muro foi reconstruído e cerca instalada recentemente junto a Rua Waldemar Ely (Foto: Gabriela Hautrive)

O primeiro passo para garantir a segurança da população que utiliza o espaço e também circula nas proximidades das câmaras mortuárias, no Bairro Florestal, em Lajeado, foi dado com a reconstrução do muro e instalação de uma cerca junto à Rua Waldemar Ely. O local estava aberto desde dezembro de 2020, quando o antigo muro despencou devido a uma enxurrada  e, com isso, deixou a calçada sem sustentação.


ouça a reportagem

 


Responsável pelos cemitérios municipais de Lajeado, André Martinelli (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o responsável pelos cemitérios municipais da cidade, André Martinelli, foi feito o conserto do problema e colocada a cerca para garantir mais segurança para comunidade. “Tanto para quem passa por ali, por ser uma parte um pouco alta, quanto para quem faz os velórios, é segurança em todos os sentidos”, relata.

A obra foi finalizada recentemente e é o início de um projeto que prevê o fechamento completo do local, que ainda está com as laterais abertas, tendo apenas uma contenção de concreto baixa e sem cerca. “Foi feita a cerca em um primeiro momento só no lado da Waldemar Ely e isolada a escada que dava acesso ao local. Agora, nossa previsão é para colocação de grades em todo o prédio”, explica.

Segundo o funcionário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, além da segurança, existem problemas com acúmulo de lixo no espaço e pessoas em situação de rua que se abrigam no pátio. “Muita sujeira, eventualmente fizemos a limpeza de tarde e, se no outro dia de manhã tem algum velório, já está sujo de novo”, completa.

Um dos problemas no local, além da segurança, é o acúmulo de lixo deixado no pátio (Foto: Gabriela Hautrive)

Além dos reparos nas câmaras mortuárias, há também etapas para melhorias no Cemitério Municipal. “Pretendemos cercar, colocar portão e horário de visitação, tudo isso para manter a segurança e o local limpo”, entende. Outo ponto destacado por Martinelli é o investimento da prefeitura com a construção das 300 gavetas mortuárias no local. “Desde 2017 não temos mais sepultamento no solo, apenas nas gavetas. Então é investido um bom valor todo o ano com a construção de blocos novos e já estamos no 5º bloco”, explica o administrador dos cemitérios municipais.

As obras de cercamento, tanto das câmaras mortuárias como dos cemitérios, ainda não possuem um prazo para continuidade e finalização, mas estão dentro do Plano Plurianual do município e devem ser realizadas ainda em 2021.

VÍDEO: Confira imagens de como ficou a instalação da nova cerca no local

Câmaras mortuárias de Lajeado

Podem utilizar as câmaras mortuárias de Lajeado todos os munícipes que desejam velar familiares e não possuem convênios particulares ou contribuição com comunidades católica e evangélica. O espaço está localizado na esquina da Avenida Benjamin Constant com a Rua Waldemar Ely, próximo à rodoviária da cidade.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui