Cerca de 80% dos alunos do Castelinho retornaram ao ensino presencial, informa diretor

Marcos Dal Cin acredita que os alunos em falta estão trabalhando. Período de pré-matrículas está aberto para o ano letivo de 2022


0
Foto: Natalia Ribeiro / Arquivo

Desde a segunda-feira (8), o retorno presencial às aulas é obrigatório nas escolas de todo o Rio Grande do Sul. Segundo o diretor do Colégio Estadual Castelo Branco, o Castelinho, Marcos Dal Cin, a maioria dos alunos retornou ao ensino presencial apenas nesta terça-feira (9) no educandário lajeadense. Na segunda, o retorno foi abaixo do esperado.

Em entrevista ao programa Panorama da manhã desta terça-feira (9), Dalcin estima que cerca de 80% dos estudantes da instituição de ensino estadual estejam em sala de aula hoje. “Os alunos que não estão retornando são os do 3º ano do Ensino Médio. Acredito que estejam trabalhando”, comenta.


ouça a entrevista 


Período de matrículas

O novo período de ingresso na Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2022 está aberto. Como ocorre anualmente, o processo da Chamada Pública Escolar acontece de forma online diretamente pelo site da Seduc.

O prazo se encerra no dia 28 de novembro para os alunos que se inscreverem no 1º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio, Ensino Médio Curso Normal, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; Aproveitamento Estudos do Curso Normal; Educação Profissional Subsequente ou Concomitante.

A Chamada Pública Escolar também prevê a realização de rematrículas, entre os dias 1° e 28 de novembro, e as transferências, que ocorrem entre os dias 3 e 14 de janeiro de 2022.

A efetivação da matrícula também será feita de 3 a 14 de janeiro de 2022.

Diretor do Castelinho, Marcos Dal Cin (Foto: Gabriela Hautrive)

Pré-matrícula

Devem fazer a pré-matrícula os estudantes que estejam ingressando no 1º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio. Para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter idade mínima de seis anos completos até o dia 31 de março de 2022. No momento da solicitação de pré-matrícula, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderão preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. É preciso selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse e informar se possui ou não algum irmão matriculado na instituição de ensino pleiteada.

O resultado da pré-matrícula será enviado por e-mail e também estará disponível no site da Seduc a partir de 31.12.2021. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida.

Rematrícula

A rematrícula para o ano de 2022 ocorre de forma automática para os alunos que não estão na Busca Ativa. Para os que se encontravam em Busca Ativa até o dia 1º de outubro, é necessário comparecer presencialmente na sua escola para efetivar a rematrícula.

Transferência

O período de transferência da Rede Estadual ocorre entre os dias 3 e 14 de janeiro. Os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem fazer o processo pelo site da Seduc.

A prioridade se dará por proximidade da residência do estudante com a instituição de ensino, combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida. No momento da solicitação de transferência, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderão preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência.

Já os estudantes dos cursos técnicos e do Curso Normal devem pedir a transferência diretamente na escola pretendida. RG/AI

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui