Certificado da UE para vacinados contra covid entra em vigor

Disponível em formato digital e em papel, o documento é fornecido pelos governos nacionais


0
Foto: AFP / Aquivo

Entrou em vigor nesta quinta-feira (1º) o certificado sanitário criado pela União Europeia para permitir viagens entre os Estados-membros do bloco. Disponível em formato digital e em papel, o documento é fornecido pelos governos nacionais a três categorias: pessoas completamente vacinadas contra a Covid-19; indivíduos recém-curados da doença; e cidadãos que apresentem teste PCR ou de antígeno negativo para o novo coronavírus.

“O certificado digital europeu é o símbolo de uma Europa aberta e segura que está se abrindo com cautela, colocando em primeiro lugar a saúde de nossos cidadãos”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O sistema ficará em vigor por 12 meses, e os Estados-membros não poderão impor restrições para quem obtiver o certificado, como exigência de quarentena, a menos que elas sejam necessárias para proteger a saúde pública e sempre levando em conta os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

São aceitas as vacinas já aprovadas pela agência sanitária da UE (Oxford/AstraZeneca, Johnson & Johnson, Moderna e Pfizer), mas cada Estado-membro tem autonomia para autorizar imunizantes utilizados apenas em âmbito nacional ou chancelados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial.

Fonte: R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui